Atualizado em 20/03/2025 – 11:26
A Defesa Civil do Estado do Espírito Santo divulgou, na manhã desta quinta-feira (20), os municípios onde mais choveu nas últimas 24 horas. Nesta quarta (19), foi emitido um alerta por causa da previsão de chuvas fortes que poderiam resultar em alagamentos e outros transtornos, válido até às 12h.
Os municípios mais afetados por chuvas nas últimas horas foram das regiões Sul, Serrana e Caparaó. Vitória está na lista, mas não teve volume significativo. Confira:
1. LARANJA DA TERRA – 67.2 mm
2. GUARAPARI – 46.8 mm
3. RIO NOVO DO SUL – 42.2 mm
4. ALFREDO CHAVES – 36.8 mm
5. ITARANA – 36.6 mm
6. SÃO JOSÉ DO CALÇADO – 31.8 mm
7. SANTA MARIA DE JETIBÁ – 31.61 mm
8. CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – 29.07 mm
9. ALEGRE – 25.39 mm
10. MUQUI – 22.2 mm
11. GUAÇUÍ – 19.74 mm
12. VITÓRIA – 15.96 mm
13. ITAGUAÇU – 14.75 mm
14. ANCHIETA – 13.4 mm
15. BREJETUBA – 12.2 mm
Segundo a Defesa Civil, não houve ocorrências que necessitassem a atuação das equipes em nenhum dos municípios.
As cidades que continuam sob alerta de perigo na manhã desta quinta-feira são: Afonso Cláudio, Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
O meteorologista Mauro Bernasconi do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que tem contrato com o Governo do Estado para aprimoramento da capacidade de monitoramento meteorológico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), explicou como está prevista esta chuva.
“Há um deslocamento de umidade muito forte e muita energia em solo, resultando em chuvas que geram mais enxurradas e alagamentos. São chuvas mais localizadas, em áreas pequenas, então o volume acaba ficando muito concentrado. A previsão é de maior precipitação na região Sul, chuvas torrenciais. Não devem ocorrer rajadas de vento e granizo, o que já são pontos positivos”, explicou.
A tendência, a partir da sexta-feira (21), é que as chuvas diminuam, mas o tempo ainda fica instável no Espírito Santo, de acordo com a previsão.
O coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Scharlyston Paiva, explicou que as equipes de Defesa Civil – tanto a do Estado quanto as municipais -, Corpo de Bombeiros e municípios já estão organizados para atender a população em casos de perigo.
“A Defesa Civil tem passado as informações à comunidade por meio das redes sociais, pelas coletivas de imprensa, além de SMS e WhatsApp, que dependem de cadastramento prévio. E se for o caso, se a situação se agravar um pouco mais, também fazemos uso dos disparos do Cell Broadcasting, aqueles alertas via telefone celular. São alertas intrusivos, eles bloqueiam o aparelho. Na programação que a pessoa estiver assistindo ali no momento, dá o aviso para ela com um pequeno sinal sonoro e também alertando ela do risco e para onde ela poderá ir em caso de desastre”, explicou o coronel.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.