Atualizado em 24/02/2025 – 17:41
Alessandra Ferreira Marcelino, mãe da menina Ana Luísa Marcelino, de 10 anos, pede por justiça às vésperas do julgamento de Leonardo Luz Moreira, acusado de causar a morte da criança. O réu será julgado na próxima quinta-feira (27) pelo Tribunal do Júri em São Mateus, no Caso do Falso Médico. Ele responde por homicídio qualificado, exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, crimes cometidos em janeiro de 2021. Ele foi preso no Paraguai em dezembro de 2024.
Leonardo Luz Moreira, que exerceu ilegalmente a medicina no Norte do Espírito Santo até o ano de 2021, é acusado pela morte da menina Ana Luísa Marcelino, de 10 anos, que faleceu no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, após a administração de um medicamento prescrito pelo suposto médico.
Na ocasião, Alessandra relatou que levou a filha ao hospital após a menina se queixar de dores abdominais e episódios de vômito. No local, Leonardo atendeu Ana Luísa e a diagnosticou com um quadro de gastroenterite. Após a aplicação intravenosa do medicamento prescrito, a criança começou a convulsionar e, pouco tempo depois, não resistiu e faleceu.
“Durante todos esses quatro anos, temos lutado por justiça. A nossa incessante luta por justiça, todo esse clamor é para que nenhuma família, nenhuma criança, venha passar por esse sentimento de dor e revolta que nossa família tem passado”, declarou a mãe.
O júri terá início às 8h desta quinta-feira (27), no Fórum de São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
O VIXFeed não conseguiu contato com a defesa de Leonardo Luz Moreira, mas está aberto a ouvir o outro lado e incluir na reportagem.
Entenda o caso
Leonardo Luz Moreira foi preso pela primeira vez em São Mateus em janeiro de 2021, em uma operação da Polícia Federal. As investigações apontam que ele iniciou estudos em uma faculdade de Medicina na Bolívia, mas só cursou por seis meses, adulterando os registros em seguida para quatro anos de curso.
Com isso, ele conseguiu ser contratado por diversas prefeituras no Norte do Espírito Santo e atuou também no Hospital Estadual Roberto Silvares, mas, de acordo com o Governo do Estado, ele trabalhava no local por meio de empresa terceirizada. De acordo com as investigações, ele exerceu a medicina ilegalmente por cerca de três anos.
O falso médico aguardava os trâmites judiciais em liberdade. A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de São Mateus denunciou o acusado em 2023, pelos crimes citados anteriormente. Foi necessário maior tempo para conclusão do inquérito policial, em razão da complexidade do caso e da necessidade de realização de diversas diligências.
O MPES pediu a prisão preventiva de Leonardo Luz Moreira, que não foi aceita pela 1ª Vara Criminal de São Mateus porque não estava “presente o requisito da contemporaneidade com os fatos”.
Em julho de 2024, porém, foi realizada a audiência de instrução, em que as testemunhas envolvidas na denúncia foram ouvidas e foi realizado, também, o interrogatório de Leonardo por videoconferência, porque ele não compareceu presencialmente, alegando residir no Sul do país. Entretanto, ele nunca era encontrado no endereço informado, o que motivou as investigações.
Morte de menina
Leonardo Luz Moreira é acusado da morte da menina Ana Luísa Marcelino, de 10 anos, que faleceu no Hospital Roberto Silvares após prescrição de medicamento do suposto médico. A mãe denunciou o caso à polícia após o homem ser preso em 2021.
Na época a mãe, Alessandra Marcelino, explicou que levou a filha ao hospital após ela se queixar de dores na barriga e ter vomitado três vezes. Na unidade de saúde, ela foi atendida por Leonardo, que disse que se tratava de uma gastroenterite. Uma medicação foi prescrita e, após a menina receber o remédio na veia no hospital, começou a convulsionar. Pouco tempo depois, ela acabou morrendo.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.