Atualizado em 08/01/2025 – 08:29
A Defesa Civil do Espírito Santo, por meio de comunicado na tarde desta terça-feira (7), fez um alerta sobre a grande quantidade de chuva que está prevista para ocorrer até a próxima quinta-feira (9).
Há grande chances de chuvas fortes, raios e rajadas de vento, especialmente nas regiões Norte, Noroeste, Central, Grande Vitória e Serrana.
No último boletim emitido pela Defesa Civil do Espírito Santo, nove pessoas estavam desalojadas nos municípios de Muniz Freire e Mimoso do Sul, além de oito famílias em Venda Nova do Imigrante, devido às últimas chuvas na região Sul.
Em caso de emergências ligue para Defesa Civil, pelo telefone 199 (confira aqui também a lista de telefones de cada município), ou para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Também é possível se cadastrar no serviço gratuito de alertas por SMS enviando seu CEP para 40199.
Previsão
Para o fim de tarde e noite desta terça-feira (7) e madrugada de quarta-feira (8), estão previstas tempestades locais e chuvas intensas com impacto alto para municípios das regiões Norte, Central, Grande Vitória e norte da região Serrana. Com impacto moderado para a região Sul e parte sul da região Serrana.
Já durante esta quarta e quinta-feira (9) durante o dia, são esperadas chuvas fortes com impacto excepcional também para municípios das regiões Norte, Central, Grande Vitória e norte da região Serrana.
Chuvas com impacto alto e moderado são esperadas na região Sul, sendo que o litoral será o menos afetado.
O meteorologista do Instituto Capixaba de Meteorologia, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ivaniel Fôro Maia, explicou que embora a região Sul seja a menos atingido nos próximos dias, como o solo já está bastante encharcado pelas últimas chuvas, qualquer quantidade de água recebida pode levar a alguma situação de risco.
“Qualquer chuva de 50 mm pode provocar deslocamentos de massa que podem acometer a população. Alagamentos temporários também podem ocorrer. O nosso horizonte de previsão dos próximos dias está focado nas regiões Norte e Noroeste, onde a chuva estará mais forte, mas queremos esclarecer que não é uma chuva generalizada. O estado todo está sob alerta, mas as chuvas vão ocorrer localmente, terão lugares que não serão atingidos ou serão com pouca intensidade”, explicou.
Deslizamentos e inundações
No alerta vigente do último boletim da Defesa Civil, há risco de deslizamentos de terra nos municípios de Serra, São José do Calçado, Mimoso do Sul, Guaçuí, Alegre, Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Laranja da Terra, Castelo e Água Doce do Norte.
Há risco moderado de alagamentos e inundações em Água Doce do Norte, Vila Pavão e Castelo.
Já para esta quarta-feira (8), há risco aumentado de deslizamentos em Vitória, Colatina e São Mateus, e moderado para Cachoeiro de Itapemirim.
A chefe do Departamento de Prevenção e Recuperação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES), major Lorena Rezende, explicou que as pessoas residentes em áreas de risco devem ficar atentas.
“Pedimos que tenham atenção e busquem se salvar se perceberem que a situação pode ficar grave. Busquem autoproteção, vão para casas de parentes, abrigos, deixem suas casas se for preciso. Procurem a Defesa Civil de seus municípios. Guardem itens importantes todos juntos, como documentos, para um caso de evacuação rápida. Pessoas residentes em encostas deve estar atentas a barulhos diferentes, rachaduras no solo, na casa, portas empenando, movimentações de postes e árvores. Evitem áreas de alagamentos, evitem cruzar corredeiras, pois elas são suficientes para levar uma pessoa, até mesmo carros”, alertou.
Rios
O nível dos rios, nesta terça-feira (7), ainda não está em situação preocupante de acordo com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).
O Rio Doce em Linhares está na cota de Alerta (laranja) e em Colatina ainda está abaixo da cota de Atenção (Amarelo). Isso se deve ao longo período de estiagem que as regiões Norte e Nordeste passaram nos últimos meses, o que fez cair o nível do rio. Entretanto, é preciso continuar atento porque também está chovendo na bacia do rio em Minas Gerais.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.