Atualizado em 17/12/2024 – 18:40
As inscrições para os Editais 2024 estão abertas. A partir desta terça-feira (17), você já pode acessar a plataforma Mapa Cultural ES para inscrever seu projeto. No total são 20 editais, de diferentes áreas e linguagens artísticas, somando um total de investimento recorde de R$ 33,3 milhões, e 18 deles já estão disponíveis no Mapa Cultural ES.
Entre as novidades neste ano, está o fato de que os editais serão realizados com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), somados com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal. Para a realização de 20 editais, houve o acréscimo de 125 prêmios, em relação aos do ano de 2023, contemplando assim no total 558 projetos.
Os Editais terão 60 dias de prazo para inscrições, para permitir que os interessados possam conhecer bem cada edital e preparar seus projetos com atenção.
Ações Afirmativas e descentralização dos recursos
Desta vez, a maior e mais completa política cultural do Espírito Santo, que promove o desenvolvimento e a valorização dos mais diversos setores, recebe os recursos da PNAB como complemento. Outras ações afirmativas dos Editais continuam:
- Todos os editais incluem reserva de vagas, com 25% para pessoas negras, 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência.
- Além disso, visando à descentralização dos recursos, 50% das vagas são destinadas a projetos de proponentes residentes/sediados em municípios com menos de 150 mil habitantes.
O número de habitantes dos municípios terá como parâmetro os dados apresentados pelo IBGE no Censo 2022 (https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/panorama).
O proponente deve prever, obrigatoriamente, medidas de acessibilidade em seu projeto.
Além disso, a Secult vai realizar oficinas formativas em todo o Estado, com agenda a partir de janeiro de 2025.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.