O escritor e professor Francisco Aurélio Ribeiro será o convidado do próximo encontro “A Oficina”, que acontece nesta terça-feira (24), às 18h30, na Casa Cousa, localizada no Centro de Vitória. Na ocasião, o autor participa de um bate-papo sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial. A atividade é gratuita.
Com mais de cinco décadas dedicadas ao ensino e à produção intelectual, Francisco Aurélio Ribeiro traz para o encontro uma trajetória marcada pela atuação acadêmica, editorial e literária. Professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), enquanto secretário de Cultura da instituição de ensino, em 1995, ele foi responsável pela criação da Edufes em iniciativa que inseriu a universidade no circuito das editoras universitárias brasileiras.
Autor de mais de 80 livros publicados por cerca de 20 editoras em todo o país, Francisco Aurélio construiu uma obra diversa, que inclui 28 títulos voltados ao público infantil, além de biografias, crônicas, poesias, historiografias e críticas literárias. Ele também integra a Academia Espírito Santense de Letras, onde participa ativamente de obras como as das coleções Escritos de Vitória, Roberto Almada, José Costa e da Revista Folha Literária.
Durante o encontro, Ribeiro pretende refletir sobre as transformações no mercado de livros e realidade do mercado editorial capixaba. Segundo ele, atividades esta são “essenciais” por debater o livro, a leitura e a literatura “em uma sociedade que lê de forma cada vez mais fragmentada”. O autor destaca que, na década de 1980, quando começou a publicar, vendia de três a cinco mil exemplares de suas obras, o que, afirma, é mais difícil nos dias de hoje, em época de redes sociais.
Para o coordenador da Casa Cousa, Saulo Ribeiro, a presença do escritor enriquece a discussão.
“Francisco Aurélio Ribeiro conhece não somente o mercado editorial capixaba, mas também a realidade nacional. Ele tem muito a contribuir nesse bate-papo com sua experiência como escritor dos mais diversos gêneros literários, professor, pesquisador e com sua atuação na Academia de Letras. Certamente será uma atividade com reflexões importantes e que pode fazer com que surjam muitas ideias de ações de incentivo à leitura no Espírito Santo e fora dele também”, destaca.
O projeto “A Oficina” faz parte da programação de atividades literárias promovidas pela Casa Cousa que começaram a ser desenvolvidas em 2025 e prosseguem neste ano de 2026. A ação é viabilizada pelo Edital de seleção de projetos nº 03/2025, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (Minc).
Serviço
Encontro “A Oficina” – com Francisco Aurélio Ribeiro
Data: terça-feira, 24 de fevereiro
Horário: 18h30
Local: Casa Cousa – Centro de Vitória (ES)
Entrada: gratuita

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.





