Atualizado em 22/02/2026 – 10:19
Uma feira inédita de negócios turísticos chega ao Espírito Santo com a proposta de reposicionar o Estado no mercado nacional e internacional. A primeira edição da ESTour será realizada entre 25 e 28 de abril, na área do Aeroporto de Vitória, promovendo os destinos capixabas junto a operadores de turismo, influenciadores e estrategistas do mercado.
Durante a feira, as regiões turísticas capixabas serão organizadas em quatro grandes eixos de experiência: Sol e Mar; Agroturismo e Turismo Rural; Cultura e Patrimônio; Montanhas e Natureza. Os visitantes terão contato direto com produtos turísticos, rede hoteleira, atrativos, pacotes de viagem, negociações e condições comerciais das cidades que contemplam essas regiões. Entre os destaques estão regiões como Caparaó e Guarapari.
A expectativa é que os negócios gerados durante o evento se desdobrem ao longo dos meses seguintes, fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo.
“Da moqueca capixaba aos cafés especiais, do artesanato à cultura vibrante, cada experiência revela a identidade do Espírito Santo, apresentando um turismo menos massificado e mais conectado às histórias, ao território e às pessoas do Estado”, destaca Alfonso Silva, presidente da Cooptures.
A programação inclui ainda mostra de produtos turísticos, espaço para operadoras, área dedicada à cultura e gastronomia capixaba, rodadas de negócios e um eixo de capacitações para agentes de viagem, desenvolvido em parceria com o Sebrae-ES. Outro destaque são os famtours — viagens de familiarização que permitirão aos profissionais conhecerem, na prática, destinos e experiências do Estado. Roteiros extensos, como os do Caparaó capixaba e de Itaúnas, terão duração mínima de dois dias, com hospedagem nas próprias regiões.
“A ideia é mostrar o Espírito Santo como ele é: diverso, autêntico e preparado para atender o mercado nacional”, afirma Pedro Rigo, superintendente do Sebrae-ES. O Governo do Espírito Santo também integra a iniciativa, reforçando o posicionamento institucional do turismo capixaba.
Voltada exclusivamente a profissionais do setor, a ESTour não será aberta ao público geral. O acesso será feito por meio de credenciamento prévio, com critérios específicos para participação, garantindo um ambiente qualificado e totalmente direcionado à de oportunidades para o turismo capixaba.
Realizada pela COOPTURES – Cooperativa de Eventos e Turismo do Espírito Santo, a feira tem foco direto na geração de negócios e se posiciona como um evento indutor do mercado turístico de forma ampla. Alinhada ao Plano de Marketing do Governo do Espírito Santo (2026–2030), a ESTour aposta no reposicionamento do destino capixaba, apresentando os produtos, experiências e possibilidades comerciais do Estado.

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.





