Atualizado em 18/01/2026 – 06:51
O projeto Circuito Avessinho realiza, no próximo domingo (25), a oficina gratuita de congo para crianças de 6 a 12 anos, intitulada “Mulembá: raízes da cultura afro-brasileira”. A atividade acontece das 15h às 17h, no Espaço Thelema, no Centro de Vitória, com oferta de 10 vagas. As inscrições estão abertas por meio de formulário on-line.
Para participar, a criança deve estar acompanhada de um responsável. Os participantes receberão o Kit Avessinho, composto por ecobag, livros, canetinhas e desenhos para colorir.
A atividade será ministrada por João Ifakorede, contramestre de congo, educador e coordenador do Coletivo Zacimba Educa, que desenvolve ações culturais na região da Grande São Pedro. Ele destaca que a atividade também é uma forma de preservação cultural. “É uma transmissão do conhecimento, da ancestralidade. Uma forma de conectar as primeiras infâncias à nossa cultura e preservar o patrimônio imaterial. Elas vão crescer sabendo o que é o congo.”
A oficina será dividida em dois momentos. No primeiro, haverá contação de história com a apresentação do personagem João Bananeira, integrante do carnaval de congo de Roda D’Água, em Cariacica, que surgiu há mais de 150 anos em um contexto marcado por racismo, escravização e exclusão social. Também será feita a apresentação de elementos da cultura congueira, incluindo os instrumentos musicais.
Na segunda etapa, as crianças participarão de atividades práticas, com identificação dos toques do congo e experimentação dos instrumentos, como casaca, tambor, ganzá e triângulo, que serão disponibilizados durante a oficina. As famílias que possuírem instrumentos poderão levá-los.
Serviço:
Mulembá: raízes da cultura afro-brasileira
Data: 25 de janeiro
Horário: 15h às 17h
Local: Espaço Thelema, no Centro de Vitória
Idade: de 6 a 12 anos
Inscrição AQUI

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.



