Atualizado em 11/01/2026 – 07:38
O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, realiza neste domingo (11) e também nos dias 18, 24 e 25 de janeiro o primeiro ciclo de 2026 do projeto “Experimentações no Parque”, com quatro oficinas gratuitas abertas ao público. A programação é promovida pela Escola Viva de Artes (EVA) do Parque e segue até o fim do mês, com atividades nas áreas de fotografia, processos com plantas e teatro. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Inti ou presencialmente na entrada do parque.
A primeira oficina, “Brincando com luz e sombra”, acontece neste domingo (11), às 10 horas, com as educadoras Izis Falqueto, Luana Magalhães e Mariana Souza. A proposta é investigar a relação entre luz e sombra por meio do desenho coletivo das sombras projetadas por árvores sobre grandes superfícies de papel, em diálogo com princípios presentes na mostra “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira”, em cartaz na Galeria Gabinete do Parque.
No dia 18 de janeiro, domingo, às 10 horas, será realizada a oficina “Fitotipia – Luz, Natureza e Processos Analógicos”, com a educadora Mariana Souza. A atividade apresenta a técnica da fitotipia, que consiste na impressão de imagens em superfícies vegetais por meio de processos analógicos e da ação da luz solar. Para participar, é necessário enviar previamente uma foto de alto contraste por meio de formulário on-line, que será utilizada durante a oficina.
A terceira atividade do ciclo é a oficina “Alquimia das plantas”, conduzida pelo educador Henrique Nascimento, no dia 24 de janeiro, sábado, às 13 horas. A proposta envolve o uso de ervas da agrofloresta do Parque para o aprendizado de técnicas de extração vegetal, como oleato, tintura e hidrolato.
Encerrando o mês, a oficina “Corpo em ginga: Teatro Experimental do Oprimido” será realizada no dia 25 de janeiro, domingo, às 10 horas, com condução de Valentim Faria. A atividade integra referências do Teatro Experimental do Negro e do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, com práticas que incluem introdução conceitual, exercícios de improvisação e atividades corporais, além de uma prática final em espaço aberto com interação com o público. A idade mínima para participação é de 15 anos.
Serviço
-
Domingo (11/01), 10h — “Brincando com luz e sombra”
-
Domingo (18/01), 10h – “Fitotipia – Luz, Natureza e Processos Analógicos”
-
Sábado (24/01), 13h – “Alquimia das Plantas”
-
Domingo (25/01), 10h – “Corpo em ginga: Teatro Experimental do Oprimido”

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





