Atualizado em 08/01/2026 – 18:11
As escolas de samba já estão se preparando a todo vapor para os desfiles do Carnaval de Vitória de 2026, que acontecem nos dias 6 e 7 de fevereiro. E o VIXFeed continua, nesta quinta-feira (8), a publicar uma série de matérias detalhando a história e também as letras dos sambas-enredo, para que o público chegue em sintonia para a festa no Sambão do Povo.
A Mocidade Unida da Glória será a quarta escola a desfilar pelo Grupo Especial no Carnaval de Vitória de 2026 no dia 6 de fevereiro. A agremiação de Vila Velha aposta no enredo “O Diário Verde de Teresa”, inspirado pela trajetória de Teresa da Baviera, que foi uma princesa, naturalista e exploradora alemã que percorreu o Brasil no século XIX, documentando espécies, paisagens e aspectos culturais com olhar científico e sensível.
A partir da jornada de Teresa, a escola vai atravessar temas contemporâneos como preservação da Mata Atlântica, povos originários e resistência ambiental.
“‘O Diário Verde de Teresa’, é um convite a cruzar a linha tênue entre o real e o encantado, para encontrar a vida selvagem e dialogar com o delírio e as visões proféticas dos povos originários. O objetivo da viagem? Proteger o que ainda pulsa. Afinal, sempre é tempo de escutar o chamado da floresta”, destaca postagem na conta do Instagram da escola de samba.
Interpretado por Thiago Brito, o samba-enredo já está disponível para escuta no canal do Youtube e no Spotify da Liga das Escolas de Samba do Carnaval de Vitória (Liesge). A composição é assinada por Diego Nicolau, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Charles Silva, Gigi da Estiva, JB Oliveira, Sílvio Mesquita e Sandro Compositor.
Confira o samba e a letra:
O Diário Verde de Teresa
Meu samba é clamor
Sentimento de vitória
Fiel retrato do legado de Teresa
A Mocidade Unida dá glória
A essa história de amor a natureza
Você que adentrou as minhas matas
Embarcou na encantada canoa pra desbravar
Catalogar a natureza capixaba
Brava mulher, bem vinda ao meu lugar
O teu diário, inventário da beleza
A riqueza na floresta um sinônimo de paz
À margem do perigo, o descanso
Que adormeceu ao canto de um coral de animais
Arauê añuã Arauê
O Espírito Santo kuña é você
O encontro nativo é encantamento
Que traz o sentido pro acolhimento
E despertou
A missão não acabou
Era a promessa de um delírio inusitado
Experiência muito além da ciência
Visões de um futuro ameaçado
Canta, meu Leão
Mostra que a luta nunca foi em vão
Força meu Leão
Resistir é nosso ideal
Nos escritos teus, páginas de Deus
Verde que emoldura o carnaval

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





