Atualizado em 02/12/2025 – 08:15
A Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, está com inscrições abertas para compor sua programação cultural de 2026. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou a Chamada Pública nº 001/2025, que selecionará projetos de diversas linguagens artísticas para ocupar o espaço no Centro da capital ao longo do próximo ano. As inscrições estão abertas até 10 de janeiro de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural ES.
A chamada prevê autorização de uso do espaço, sem repasse de recursos, para projetos de diversas linguagens culturais, como literatura, teatro, dança, circo, ópera, música, audiovisual, culturas populares e artes integradas, em atividades como criações, pesquisas, ensaios, apresentações, festivais, cineclubes, ações de formação, entre outras.
Equipamento
Os projetos selecionados poderão ocupar o palco principal, com 206 lugares, ou a Sala Milson Henriques, com 60 lugares. O equipamento conta com camarins, foyer, área administrativa e estrutura técnica detalhada no Rider Técnico. A programação será organizada por dia da semana e categoria:
- Palco principal
Terça-feira: Apresentações de Escolas de Artes (teatro, dança e música, etc).
Quarta-feira a Domingo: Apresentações artísticas profissionais.
- Sala Milson Henriques
Segunda-feira a Quarta-feira: pesquisa, ensaio, criação, intercâmbio, formação, residência, lançamentos, cineclubes e bate-papos.
Quinta-feira a Domingo: Apresentações Artísticas.
Inscrições e seleção
Serão aceitas apenas propostas que se relacionem à criação, difusão ou formação cultural. Podem se inscrever:
- Pessoas físicas ou MEI;
- Pessoas jurídicas públicas ou privadas com finalidade cultural;
- Grupos ou coletivos sem CNPJ, representados por pessoa física;
- Maiores de 18 anos.
No momento da inscrição, os proponentes deverão apresentar o release da proposta, um plano pedagógico (para ações formativas), a classificação indicativa, o segmento artístico, os valores de ingressos, a ficha técnica, links de vídeos e um cronograma de execução.
As propostas serão avaliadas por um comissão técnica, que considerará: a excelência e relevância da proposta (até 35 pontos); o potencial de realização da equipe (até 25 pontos); a acessibilidade ao público (até 25 pontos); e a aderência ao calendário cultural (até 15 pontos). O resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site da Secult.
A chamada pública não prevê repasse financeiro. No caso de eventos pagos, o proponente deverá recolher R$ 200,00 + 10% da bilheteria via Documento Único de Arrecadação (DUA). Eventos gratuitos são isentos da cobrança. O proponente do projeto é responsável pela equipe técnica, direitos autorais, e materiais de divulgação conforme padrões oficiais.
Serviço
Chamada Pública Casa da Música Sônia Cabral 2026
Inscrições: até 10 de janeiro de 2026, na plataforma Mapa Cultural ES (https://mapa.cultura.es.gov.br/oportunidade/2227/#info)

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





