Atualizado em 18/11/2025 – 08:59
O Instituto Das Pretas, organização capixaba voltada para inovação social e protagonismo de mulheres negras, está participando da COP30, em Belém (PA). A instituição integra a programação oficial do evento, apresentando práticas, experiências e tecnologias sociais desenvolvidas em territórios capixabas e periféricos.
Criado em 2015, o Instituto atua como um laboratório de inovação e tecnologia social sediado em Vitória, com iniciativas colaborativas no Brasil, na diáspora africana e afrolatina. A organização desenvolve projetos que articulam saberes ancestrais e contemporâneos, com foco em soluções socioambientais relacionadas a comunidades vulnerabilizadas.
Na COP30, o Instituto participa de cinco agendas institucionais, além de articulações em rede. A fundadora e CEO, Priscila Gama, integra debates que discutem práticas sustentáveis desenvolvidas em territórios periféricos, além de apresentar projetos conduzidos pela instituição.
A presença da instituição amplia a visibilidade das iniciativas capixabas em espaços internacionais de debate sobre clima e políticas públicas. O Instituto apresenta na conferência práticas que articulam educação, sustentabilidade e empreendedorismo, desenvolvidas em comunidades do Espírito Santo.
“Nossa presença aqui é sobre ampliar o horizonte do possível. É sobre ocupar espaços globais levando conosco a força, a inteligência e a criatividade das mulheres negras do Espírito Santo e do Brasil”, destaca Priscila.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.



