Atualizado em 06/11/2025 – 08:15
Durante todo o mês de novembro, o projeto Território de Palavras, do Coletivo Zacimba Educa, promove oficinas de Slam voltadas para as juventudes, artistas, poetas, escritores, músicos, e interessados na prática da poesia falada. As atividades, gratuitas, acontecerão na Casa da Juventude, localizada no bairro São Pedro, em Vitória, sem necessidade de inscrição prévia.
As atividades acontecem nos dias 8, 14, 22 e 28 de novembro, alternando entre sextas-feiras e sábados. Aos sábados (8 e 22), as oficinas serão realizadas das 10h às 12h; já nas sextas (14 e 28), o horário será das 14h às 16h.
As oficinas têm como objetivo fortalecer a cena cultural da periferia, colocando as juventudes como protagonistas e serão ministradas pelos Se7e, Whey Reis e Vertin, jovens com atuação na produção cultural e poética capixaba.
Whey Reis é mulher preta e trans travesti, poeta, escritora, bailarina e modelo. Vertin é graduando de Filosofia e multiartista com obras que trazem como tema central a visão do mundo através da periferia. Já Se7e é é um jovem negro, ppoeta, slammer, cantor, compositor, ator, beatmaker, produtor musical, oficineiro, educador e organizador do Coletivo Slam Resiste, que atua na Grande São Pedro.
No dia 14 de novembro, o grupo recebe na oficina Rômulo Dias, articulador social, mestre de cerimônias, escritor, ator, produtor cultural e arte educador e slammer trabalha com poesia marginal dentro de regiões periféricas.
Além das oficinas que acontecem em novembro, o projeto inclui um ciclo formativo de oficinas semanais que segue até janeiro de 2026, com bolsas mensais de R$ 600 concedidas aos jovens oficineiros. Os bolsistas participarão também da organização de três batalhas de poesia falada — Slam Resiste, Slam Zacimba e Slam RST — previstas para os meses de janeiro, fevereiro e março.
Cada competição terá premiação de R$ 300 para os vencedores e permitirá a participação dos jovens que atenderem às oficinas. Durante o projeto também serão realizadas duas performances de poesia falada durante o recreio em escolas públicas da região, levando o slam para o cotidiano dos estudantes.
O Território de Palavras é realizado por meio do Edital nº 04/2024 – Valorização de Territórios e Diversidade Cultural, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), com recursos do Funcultura e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





