Nos meses de novembro e dezembro, 200 esculturas de camaleões serão distribuídas por diferentes pontos de Vitória, convidando o público a redescobrir os espaços urbanos e a interagir com a arte de forma acessível e participativa. A ação faz parte do projeto Camaleões Urbanos, que une escultura, fotografia e experimentação artística.
As peças, com cerca de 6 centímetros de altura, são produzidas em resina e plástico reciclado de tampinhas de garrafa PET. Além das intervenções, Camaleões Urbanos contará com o registro de todo o processo criativo, incluindo a produção das esculturas e a instalação das peças nas ruas. Cada camaleão trará em seu verso um QR Code que direciona ao mapa interativo Stingnel.Lab, no qual será possível acompanhar os locais de instalação em tempo real.
Segundo a organização, a proposta busca transformar Vitória em um museu a céu aberto, estimulando a curiosidade e o olhar atento do público. As esculturas poderão ser encontradas em diferentes espaços da cidade, e quem encontrar um dos camaleões poderá levar a peça para casa, como parte da experiência artística.
O projeto é contemplado pelo Edital n° 09/2024 de Artes Visuais da Secretária de Estado da Cultura (Secult), e conta com recursos Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.


 
                                     
                                     
                                     
                                    
 
                                                                                                                                                                                                            


 
       
       
      