Atualizado em 10/07/2025 – 16:56
Até o dia 17 de julho, o Vitória Ópera Estúdio (VOE) realiza sua sexta edição na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro da capital. O projeto oferece formação e aperfeiçoamento para estudantes e profissionais da ópera e terá como foco a montagem da ópera cômica “La Molinara”, do compositor italiano Giovanni Paisiello, que será apresentada ao público nos dois últimos dias de forma gratuita.
Coordenado por Livia Sabag e Gabriel Rhein-Schirato, o programa conta com quatro módulos formativos: interpretação musical e cênica, regência, direção cênica e correpetição. As aulas estão sendo ministradas pelo maestro Gabriel Rhein-Schirato, pelo pianista Fabio Bezuti e pelo diretor cênico italiano Marco Gandini, colaborador que retorna ao projeto pelo segundo ano consecutivo.
Nesta edição, o VOE concedeu 20 bolsas de estudo a alunos selecionados de diferentes regiões do Brasil. Os participantes estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos práticos e teóricos em um ambiente imersivo.
O encerramento do programa será marcado por duas récitas públicas da ópera “La Molinara”, nos dias 16 e 17 de julho, às 20h, dentro da série Quarta e Quinta Clássica da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). A direção cênica das apresentações será assinada por Marco Gandini.
Sobre a obra
“L’Amor contrastato, ossia, La Molinara“, conhecida também somente como La Molinara, é uma ópera do compositor Giovanni Paisiello, com libreto de Giuseppe Palomba. Estreou em 1788 em Nápoles, no Teatro di Fiorentini. Paisiello foi um dos compositores italianos mais profícuos de sua época, tendo escrito cerca de noventa óperas.
La Molinara, uma de suas obras mais conhecidas, conta a história de Rachelina (soprano), uma linda moleira que é cortejada por três rapazes, os dois pequenos nobres Don Calloandro (tenor) e o Don Rospolone (baixo), e o tabelião Pistofolo (barítono). Os dois fidalgos usam Pistofolo (barítono), um homem simples e de bom coração, para apresentar os seus respeitos à moleira. Ela, no entanto, apaixona-se pelo tabelião, deixando os outros dois furiosos. A obra é um exemplo típico de commedia per musica napolitana, e sua trama é cheia de confusões que envolvem também os outros quatro personagens: a baronesa Donna Eugenia (soprano), a camareira Amaranta (soprano) e o servo Don Luigino.
Serviço
6º Vitória Ópera Estúdio apresenta: “La Molinara”
Apresentações: 16 e 17 de julho, às 20h
Local: Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória
Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.