Atualizado em 17/09/2025 – 13:37
Na próxima sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21) de setembro, o município de Conceição da Barra, no extremo norte do Espírito Santo, recebe a quarta edição da Caravana Grito da Cultura. O projeto tem como objetivo ouvir as demandas dos trabalhadores da cultura, fazendo um diagnóstico do setor cultural.
As atividades acontecerão no Instituto Cultural Tambor de Raiz – Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra, com inscrições gratuitas através de um formulário disponibilizado on-line pelo projeto.
Durante os três dias de evento, a iniciativa promove debates, trocas de experiências e valorização da produção cultural local, além de contar com intérprete de Libras em toda a programação. Criadas pela Associação Cultura Capixaba (Cuca) e pelo movimento Grito da Cultura, as caravanas buscam mapear a realidade cultural das cidades, discutir investimentos e propor políticas públicas para o setor.
Na sexta-feira (19), estão programadas visitas a espaços culturais e grupos locais; no sábado (20), acontecem encontros com trabalhadores da cultura, oficinas e apresentações artísticas; e no domingo (21), será realizada a construção coletiva de propostas para a cultura capixaba, além de intercâmbio entre cidades, com representantes de Cachoeiro de Itapemirim (última edição) e Anchieta (próxima parada).
Para Jefferson Gonçalves, secretário da Associação de Folclore de Conceição da Barra e integrante do Ticumbi do Bongado, o encontro será um marco para a cidade: “A Caravana Grito da Cultura será um momento importante para quem trabalha com cultura e para o público que valoriza a produção cultural de Conceição da Barra. Vai ser um encontro potente porque vai permitir que se discutam as políticas culturais e o atual cenário da cultura de nosso município”, afirma.
Já Flávia Santos, da comunidade quilombola Angelim II, destaca a importância da participação popular: “É muito importante a participação do povo quilombola na Caravana Grito da Cultura, que irá acontecer em Conceição da Barra. Todo o norte do Estado, São Mateus, Conceição da Barra devem ir para discutir políticas culturais. É importante para nós colocarmos nossas demandas em busca da valorização do nosso povo quilombola”.
Caravanas Grito da Cultura
Conceição da Barra será o quarto município a receber uma edição da Caravana em 2025. O projeto já passou por Cariacica, na Grande Vitória, Aracruz, no norte, e Cachoeiro de Itapemirim, no sul. Estão programadas mais duas edições para os próximos meses: Em Anchieta, no sul, e no município da Serra, na Grande Vitória.
As Caravanas Grito da Cultura são realizadas pela Associação Cultura Capixaba (Cuca) e pelo Grito da Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura e indicação de emenda parlamentar do Senador Fabiano Contarato (PT). Desde sua primeira edição, em 2023, o projeto tem gerado diagnósticos e propostas para o setor, abordando temas como patrimônio cultural, infraestrutura, descentralização e políticas afirmativas.
Confira a programação:
Caravana Grito da Cultura – Conceição da Barra
Local: Instituto Cultural Tambor de Raiz – Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra (Rua Treze de Maio, 279, Bairro Bugia, Conceição da Barra – ES)
Data: 19, 20 e 21 de setembro de 2025
Inscrições: gratuitas, disponíveis neste link.
Acessibilidade: haverá intérprete de Libras em toda a programação.
Programação:
Sexta-feira (19): visitas a espaços culturais, grupos e coletivos locais.
Sábado (20): encontro com trabalhadores da cultura, aulão sobre política cultural e apresentações artísticas.
Domingo (21): construção coletiva de propostas e intercâmbio cultural entre cidades.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.