Atualizado em 24/10/2025 – 08:28
Uma nova websérie documental está em fase de gravação no Espírito Santo e vai transformar o cotidiano, os sons e as paisagens de oito municípios capixabas em composições musicais inéditas. Idealizado e realizado pelo saxofonista Marcelo Coelho, o projeto “Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo” também inclui oficinas gratuitas de composição musical e leitura de partitura nas cidades visitadas, conectando a criação artística à vivência local.
As filmagens começaram em Vitória, Vila Velha e Guarapari, no mês de agosto, e seguiram até setembro, passando por Serra, Afonso Cláudio, Ibiraçu, Pedra Azul (Domingos Martins) e Itaúnas (Conceição da Barra). Em cada cidade, Marcelo Coelho cria uma música inédita inspirada em suas paisagens, sons e referências culturais, sendo tudo composto à mão, apenas com papel e caneta, sem o uso de instrumentos, em um processo criativo totalmente autoral.
“O Espírito Santo é um território potente, ainda pouco retratado por meio da música instrumental. Nossa ideia é criar uma obra que, ao mesmo tempo em que expressa as paisagens e culturas locais, também se transforma em um instrumento de divulgação, formação de memória e valorização das belezas do estado”, afirma o músico e idealizador Marcelo Coelho.
Ao final das filmagens, o projeto vai promover oito oficinas gratuitas de composição musical e leitura de partitura, ministradas pelo próprio Marcelo Coelho — doutor em Composição pela Unicamp e pós-doutor pela USP. Cada oficina terá duração de três horas, com até 20 participantes por turma, voltadas para estudantes, músicos amadores e profissionais. As inscrições serão feitas por formulário online, com entrega de material didático e certificado de participação.
A websérie será composta por oito episódios de cerca de 10 minutos cada, com lançamento previsto para dezembro deste ano em plataformas digitais como YouTube, Spotify e Instagram. Já o álbum com as oito faixas inéditas será apresentado em festivais capixabas ao longo de 2026, celebrando o resultado do processo criativo.
Com realização da Lupino Produções, incentivo da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e patrocínio da EDP, o projeto “Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo” une música, audiovisual e educação em uma proposta que valoriza o território capixaba, inspira novos processos criativos e reforça o papel do Espírito Santo como cenário fértil para a arte e a inovação.
Serviço:
Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo
Série documental e oficinas de música
Com: Marcelo Coelho
Duração: 8 episódios – 10 min cada
Oficinas gratuitas: em 8 cidades capixabas (ver cronograma local)
Lançamento: dezembro de 2025

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





