Atualizado em 05/02/2026 – 08:00
Pessoas de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 6 de março para apresentação de resumos expandidos e relatos de experiência no Seminário Nacional Trabalho na Cultura 2026, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de maio, em Vitória, no Espírito Santo. O Seminário é realizado pela Associação Cultura Capixaba (CUCA) e pelo Movimento Grito da Cultura. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line.
O evento, que está em sua segunda edição, busca proporcionar reflexões e debates sobre o trabalho na cultura no contexto das políticas culturais no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Podem se inscrever para apresentação dos resumos expandidos e relatos de experiência trabalhadores da cultura, estudantes, pesquisadores e pessoas que atuam nos mais diversos segmentos dentro do setor cultural.
As inscrições para participação no Seminário como ouvinte serão divulgadas posteriormente, junto com a programação e o local de realização do evento. Para apresentação de trabalhos serão selecionados 24 resumos expandidos e relatos de experiência que dialogam com o tema do Seminário. Dos trabalhos selecionados, 60% serão de autoria de pessoas negras (pretos e pardos), indígenas, mulheres, população negra e LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e neurodivergentes, além de residentes em áreas de vulnerabilidade social.
Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia dois de abril nas redes sociais e no site da Associação Cultura Capixaba e do Grito da Cultura. Cada autor poderá submeter um resumo expandido ou relato de experiência, não podendo ser coautor em outra inscrição enviada. O número máximo de autores por inscrição enviada será de três.
O Seminário Trabalho na Cultura está em sua segunda edição. A primeira foi realizada em 2025, também em Vitória, no Museu Capixaba do Negro (Mucane). Os anais com todos trabalhos apresentados estão disponíveis para acesso gratuito no link. “A edição de 2026 é a consolidação da produção de conhecimento nesse campo de estudos e vivências. Com essa edição esperamos mobilizar pessoas de outros estados e promover um grande intercâmbio para debater, discutir, refletir e construir caminhos futuros. A produção de conhecimento é o que nos leva a refundação das políticas culturais”, diz a presidente da Cuca e integrante do Grito da Cultura, Karlili Trindade.
No ano passado, foram escolhidos seis trabalhos para apresentação. Em 2026 serão 24. “Essa ampliação acontece para atender uma demanda represada de construção de diálogos sobre o tema. Nossa expectativa é a mais positiva possível, esperamos que Vitória e o Espírito Santo se tornem referência em avanços sobre o trabalho digno no setor e na reformulação da política cultural”, afirma Karlili.
Cuca e Grito da Cultura
A Associação Cultura Capixaba (CUCA) nasceu em 2015 da necessidade de atender uma demanda do setor cultural em aglutinar seus agentes, fortalecendo a atuação dos trabalhadores para realização de projetos, ações e programas culturais e socioculturais que promovam a cultura no Espírito Santo, formando uma rede de trabalhadores da cultura.
O Grito da Cultura – movimento das trabalhadoras e trabalhadores das artes e da cultura é um movimento social formado por trabalhadores que nasceu em 2022 para lutar contra o desmonte das políticas culturais em Vitória, mas que está ampliando sua atuação para todo o Espírito Santo.
Serviço
Seminário Trabalho na Cultura
Data: 07, 08 e 09 de maio
Horário: 13h às 21h (07 e 08/05)
Local: Vitória, ES
Inscrições de resumos expandidos e relatos de experiências: até 06 de março

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.




