Atualizado em 05/09/2025 – 09:24
Vitória entra na rota da última etapa da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”, que apresenta ao Brasil 69 gravuras originais de Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606–1669). A mostra entra em cartaz no dia 15 de janeiro e fica até 1º de março de 2026 no Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo e um dos prédios mais antigos em funcionamento do país, com entrada gratuita.
A exposição reúne obras que mostram a técnica e a sensibilidade do artista, conhecido por retratar emoções e psicologia de personagens em cenas bíblicas, retratos e paisagens. O domínio do claro-escuro e o realismo das gravuras consolidam Rembrandt como um dos grandes nomes da história da arte. Nos últimos anos, a mostra passou por países como Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Belarus, China, Colômbia e Alemanha.

O publicitário Álvaro Moura, responsável por trazer a exposição ao Brasil, ressalta a relevância do evento para o Espírito Santo: “Vitória volta ao mapa da arte mundial ao receber um conjunto tão expressivo de obras de Rembrandt. É um marco que reconecta a cidade a grandes circuitos culturais internacionais e reafirma seu lugar como destino de arte e cultura de alta relevância”, afirma.
O Palácio Anchieta foi escolhido como palco da exposição por sua importância histórica, permitindo que visitantes tenham acesso às obras em um espaço que combina patrimônio, cultura e educação.
Segundo Moura, “nosso compromisso é democratizar o acesso à cultura e oferecer experiências únicas. Trazer Rembrandt a Vitória é, acima de tudo, oferecer ao público capixaba uma oportunidade rara de encontro com a genialidade. Estar diante de uma gravura original de Rembrandt é estar diante da história da humanidade.”
Serviço
Exposição Rembrandt – O mestre da luz e da sombra
Vitória – Palácio Anchieta
15 de janeiro a 1 de março de 2026
Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.