A cidade de Vila Velha foi reconhecida com o Prêmio Ibero-Americano como Destino Turístico Inteligente (DTI) da América Latina – 2025. O município venceu nas categorias “Promoção e Marketing – Segmento Destinos” e “Sustentabilidade Ambiental – Segmento Destinos”, por meio de votação popular realizada na internet.
Em 2024, Vila Velha já havia conquistado o prêmio principal ao disputar com Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Curitiba e Montevidéu (Uruguai). Neste ano, o município concorreu novamente com cidades como Montevidéu, Curitiba e Belo Horizonte.
Os prêmios foram recebidos pelo secretário de Turismo de Vila Velha, Lucas Fraga, na noite de quarta-feira (19), em Bonito, Mato Grosso do Sul, durante uma feira internacional voltada ao setor turístico.
Categorias Premiadas
Promoção e Marketing – Segmento Destinos
Vila Velha apresentou o projeto “Curta Vila Velha – Ecossistema Digital de Promoção Turística”. A iniciativa consiste em um perfil no Instagram que promove a cidade de maneira digital e acessível. Integrado ao Portal Turismo e utilizando estratégias como QR codes, colaborações e materiais impressos, o projeto ampliou o alcance turístico e o engajamento local. O objetivo é transformar o município em um Destino Turístico Inteligente (DTI), promovendo acessibilidade e sustentabilidade nas práticas de marketing.
Sustentabilidade Ambiental – Segmento Destinos
O município implementou um projeto voltado para a mobilidade urbana, que inclui bicicletas e patinetes elétricos compartilhados, além de investimentos em novas ciclovias e infraestrutura acessível. O projeto busca conectar pontos turísticos, beneficiando moradores e visitantes e incentivando o turismo sustentável.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.