Atualizado em 09/01/2025 – 16:20
O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (9), o lançamento do edital de obras do Corredor Metropolitano Sul – Expresso GV. Com investimento de R$ 318 milhões, as cidades de Vila Velha e Cariacica serão interligadas por um corredor exclusivo para ônibus, com ciclovia integrada, a partir de 2027.
O projeto prevê a implantação de um corredor exclusivo para ônibus de 6,5 km que será construído no canteiro central na Avenida Carlos Lindenberg, entre os terminais do Ibes, em Vila Velha, e Jardim América, em Cariacica. Além disso, o plano conta com a construção de ciclovias por todo trajeto, revitalização urbana e dois novos viadutos ligados a Segunda Ponte, para melhora o fluxo na região.
“Estamos anunciando hoje, e vamos publicar amanhã, este edital que vai ajudar muito a mobilidade na região Metropolitana. O Expresso GV vai priorizar o transporte público, mas também vai requalificar toda uma avenida, toda uma região,” ressaltou o governador do Estado, Renato Casagrande.
Expresso GV
As obras para via expressa exclusiva para ônibus devem ser iniciadas ainda neste ano. O projeto conta com seis estações, e 12 plataformas com capacidade para três ônibus em cada. A infraestrutura será construída em concreto, no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg e terá duas plataformas de ônibus, além de acesso à ciclovia.
Não será necessária nova frota de ônibus para a circulação do expresso. O embarque e desembarque continuará sendo feito pela direita e os veículos que passarão pela via terão uma identificação visual. Mesmo com a nova via, a avenida continuará com três vias para o tráfego de veículos. Já no espaço onde estarão as plataformas, as pistas serão reduzidas para duas.
A estimativa da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura é que o tempo de deslocamento para os passageiros que utilizam os quatro terminais urbanos da região, Jardim América, IBES, São Torquato e Vila Velha será reduzido em 50%.
“Esperamos, a partir dessas intervenções, reduzir o tempo de viagem do Transcol, melhorar a fluidez do trânsito e promover maior conforto e segurança para os passageiros, pedestres e ciclistas”, explicou o secretário Fábio Damasceno.
As plataformas contaram com sistema e central de videomonitoramento e de informação aos usuários nas estações, segundo secretário, trazendo mais segurança e eficiência na operação do transporte coletivo.
As ciclovias estarão presentes em todo percurso, inclusive sobre Rio Marinho e a linha férrea, onde os ciclistas seguirão em uma estrutura elevada, semelhante à ciclovia da vida na Terceira Ponte. A região ainda passará por obras de reconfiguração das calçadas para trazer mais conforto e segurança ao pedestre.
Após a licitação, a empresa contratada terá quatro meses para a elaboração do projeto e 20 meses para a execução.
Segunda Ponte
Também foi anunciada a construção e os dois viadutos com cerca de 530 metros cada, que serão ligados à Segunda Ponte. O objetivo é conectar a região de Jardim América, em Cariacica, diretamente à Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha. Segundo o secretário Damasceno, o trajeto será encurtado em até 20 minutos.
As obras de infraestrutura para conectar as vias das cidades ao novo expresso serão realizadas pelas Prefeituras de Vila Velha e Cariacica.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.