Atualizado em 07/05/2025 – 09:21
O terreno e as instalações do antigo Museu Vale, no bairro Argolas, em Vila Velha, agora estão sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal. A formalização da cessão do espaço pela Vale S.A. ao município ocorreu nesta terça-feira (6), em uma cerimônia realizada no gabinete do prefeito Arnaldinho Borgo. A proposta é construir, junto com os artistas e a população, um novo projeto que amplie o acesso à cultura e reconheça o potencial desse espaço como centro de criação e formação.
O prédio abrigou o Museu Vale por 24 anos, com programação voltada à arte contemporânea e ações educativas. Desde 2022, estava fechado devido à expansão portuária e industrial da região, que descontinuou o funcionamento no local. Agora, com a cessão formalizada, o município passa a ter a titularidade dos direitos sobre o imóvel.
Ainda não foi divulgada uma definição de como o espaço será utilizado e quando será reaberto ao público, mas a prefeitura comunicou que irá mantê-lo como espaço cultural. “Estamos assumindo um espaço simbólico e estratégico para a cidade. Nosso compromisso é reabrir com protagonismo local, diálogo com a comunidade e valorização da produção cultural capixaba”, afirmou Arnaldinho durante a solenidade.
O museu
Inaugurado em 1998, o Museu Vale recebeu mais de 2 milhões de visitantes e sediou 50 exposições com artistas brasileiros e estrangeiros, como Vik Muniz, OSGEMEOS e Nelson Leirner. Também desenvolvia oficinas educativas e atividades com estudantes da rede pública da Grande Vitória.
Desde seu fechamento, o Museu Vale manteve sua atuação cultural por meio de atividades extramuros e anunciou a criação de uma nova sede no Porto de Vitória, com reabertura prevista para 2026.
Com a cessão oficializada, a Prefeitura de Vila Velha inicia os estudos para reabertura do espaço. O novo nome e a proposta curatorial ainda serão definidos.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.