Atualizado em 26/08/2025 – 16:05
O território de Terra Vermelha, em Vila Velha, será palco de uma grande celebração cultural nesta quarta-feira (27), às 10h, com a entrega de iniciativas que aliam arte urbana, juventude e participação comunitária. Na ocasião, acontece a apresentação pública dos resultados do projeto Travessia – Graffiti, Juventudes e Direitos Humanos; o lançamento da Rede de Pontos de Cultura da Região 5 e a inauguração do Ponto de Leitura do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES), todos na sede do Instituto GG5.
Idealizado pelo artista visual e grafiteiro Fred Farias, o projeto Travessia foi desenvolvido entre junho e agosto de 2025 e utilizou a cultura Hip Hop — especialmente o graffiti — como ferramenta de expressão e promoção da cidadania. A iniciativa envolveu oficinas de grafitti que resultaram na pintura de um grande painel artístico-cultural construído em diálogo com moradores e memórias locais.
O projeto também ofereceu formação profissional para jovens da região, com um curso de Segurança do Trabalho, capacitação em NR 35 (Trabalho em Altura) com emissão de certificado. Aconteceu também uma formação sobre Direitos Humanos e Juventudes, conduzida pelo professor Geovanni Lima.
Nesta quarta-feira (27), o movimento cultural ganha continuidade com a apresentação da Rede de Pontos de Cultura da Região 5 e a inauguração de um Ponto de Leitura do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES), na sede do Instituto GG5..
A proposta visa fortalecer coletivos culturais locais por meio de formações, mentorias e assessorias, incentivando o protagonismo comunitário e valorizando a produção cultural das periferias.
Serviço :
Lançamentos: Travessias Painel artístico-cultural em Terra Vermelha + Rede de Pontos de Cultura + Ponto de Leitura
Quando: 27 de agosto de 2025 – 10h
Local: Sede do Instituto GG5 – Av. São Francisco de Assis, 05, Terra Vermelha, Vila Velha – ES

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.