Atualizado em 04/02/2025 – 13:57
Dois homens, de 20 e 21 anos, suspeito de matar de Samuel Frota, de 27 anos, foram presos por policiais da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória. O crime ocorreu no dia 9 de outubro de 2024, no bairro Jardim Camburi, e foi motivado por uma dívida relacionada ao tráfico de drogas de menos de R$ 500,00.
De acordo com as investigações, Samuel Frota havia saído da prisão em 18 de julho do mesmo ano. Ele tinha histórico criminal por tráfico de drogas e homicídio, e também já tinha desavenças com traficantes da região de Jardim Camburi antes de ser preso. Após sua libertação, ele retomou o consumo de drogas e passou a acumular dívidas com criminosos locais.
Segundo a polícia, na noite do crime, os dois suspeitos armaram uma emboscada para Samuel. A vítima teria sido atraída sob o pretexto de receber mais drogas. O encontro foi marcado em frente a um hospital particular no bairro. No momento combinado, um deles, que estava de moto e usava capacete, se aproximou e efetuou um disparo à queima-roupa na nuca da vítima, que morreu no local.
“O Samuel foi atraído até o local onde foi executado, em frente ao hospital particular. Um dos suspeitos foi quem atraiu ele ali, falando que ia passar uma droga pro Samuel, fiado, que ele estava querendo, e quando o Samuel foi ao encontro, o executor, então, o surpreende por trás e efetua o disparo na nuca dele. E assim ele morre naquele local”, explicou o delegado Ramiro Diniz, chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória.
As investigações levaram à prisão de um dos suspeitos no dia 6 de dezembro, no bairro de Fátima, na Serra. Durante o interrogatório, ele confessou a autoria do crime e forneceu detalhes sobre a motivação do homicídio. Dez dias depois, em 16 de dezembro, o outro foi detido em uma praça de Jardim Camburi, mas permaneceu em silêncio durante o interrogatório.
A polícia revelou que Samuel Frota, além de ser usuário de drogas, possuía um histórico de envolvimento com o tráfico, o que teria gerado receio entre os traficantes da região. Sua crescente dívida e seu comportamento foram apontados como fatores determinantes para a execução.
Com a prisão dos suspeitos, a DHPP considerou o caso elucidado. Ambos os detidos responderão por homicídio qualificado.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.