Atualizado em 20/08/2025 – 11:48
A polêmica em torno do novo ticket de R$ 1,2 mil criado pela Câmara de Vitória ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (20). Duas semanas após a aprovação do novo auxílio, a Diretoria de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas (DRHGP) divulgou a lista dos parlamentares que pediram ou não o benefício.
O destaque vai para o vereador Professor Jocelino (PT) que, apesar de ter votado contra a criação do auxílio-alimentação, ele agora aparece entre os que solicitaram o recebimento do valor. O episódio expõe uma contradição entre o voto em plenário e a prática individual, alimentando críticas sobre a coerência do mandato.
Quem pediu
Além de Professor Jocelino (PT), outros 16 vereadores requisitaram o ticket: Anderson Goggi (PP), André Brandino (Podemos), Armandinho da Federal (PL), Aylton Dadalto (Republicanos), Baiano do Salão (Podemos), Camillo Neves (PP), Dalto Neves (Solidariedade), Dárcio Bracarense (PL), Davi Esmael (Republicanos), João Flávio (MDB), Luiz Emanuel (Republicanos), Luiz Paulo Amorim (PV), Mara Maroca (PP), Maurício Leite (PRD), Pedro Trés (PSB) e Raniery Ferreira (PT), que é suplente da vereadora Karla Coser (PT).
Quem recusou
Já os vereadores que abriram mão do auxílio foram: Aloísio Varejão (PSB), Ana Paula Rocha (PSOL), Bruno Malias (PSB), Karla Coser (PT) e Leonardo Monjardim (NOVO).
O voto e a prática
Na votação do projeto apenas Ana Paula Rocha (PSOL) e Professor Jocelino (PT) foram contrários. Desses, apenas Jocelino solicitou o benefício.
Do outro lado, vereadores que votaram a favor, como Aloísio Varejão (PSB) e Bruno Malias (PSB), aparecem entre os que decidiram não pedir o ticket.
Contexto
O benefício foi aprovado em regime de urgência no início do mês, não muito tempo após o reajuste salarial dos vereadores, que já recebem R$ 17.680,00 mensais. O episódio, que já era alvo de críticas da população, ganha novos contornos com a divulgação da lista: além do impacto financeiro, agora a cobrança recai também sobre a coerência dos parlamentares.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.