Atualizado em 03/11/2025 – 16:26
Entre esta quarta-feira (5) e o dia 29 de novembro, o Sesc Glória, no Centro de Vitória, celebra o Mês da Consciência Negra com a mostra de cinema “Presenças Negras”. A programação conta com a exibição de 15 longas e 3 curtas-metragens de cineastas negros do Brasil e do continente africano, com o destaque para uma retrospectiva completa da obra do cineasta senegalês Djibril Diop Mambéty (1945-1998) . A entrada é gratuita, com sessões de quarta a sábado, em horários variados.
Confira a programação completa no site do Sesc ES.
A mostra busca valorizar o cinema negro em suas múltiplas geografias e expressões estéticas, com o objetivo de valorizar e aproximar a população negra e periférica das atividades, linguagens e aparelhos culturais do audiovisual.
“Ir ao cinema é viajar. A Mostra Presenças Negras é uma viagem pelo Brasil, a partir do Espírito Santo, fazendo conexão com Burkina Faso, Senegal, Nigéria, Níger e Quênia. Os longas e curtas apresentam um panorama significativo sobre o cinema negro, abrangendo desde os já clássicos países fundadores até a mais nova geração de cineastas”, afirma o programador de Audiovisual do Sesc-ES, André Felix.
A programação tem início nesta quarta-feira (5), às 18h30, com a presença de convidados que debaterão sobre os filmes exibidos. Durante a extensão da mostra, serão realizadas outras seis sessões comentadas com a presença de convidados.
Djibril Diop Mambéty
O grande destaque da programação é a retrospectiva completa da obra do cineasta senegalês Djibril Diop Mambéty (1945-1998), uma das figuras mais importantes e radicais do cinema africano. Com uma filmografia marcada pela poesia visual, crítica social contundente e experimentação formal, Mambéty é considerado um mestre do cinema mundial.
O público capixaba poderá conhecer o trabalho do cineasta através da exibição de seus quatro longas-metragens “Touki Bouki” (1973), obra seminal que influenciou gerações de cineastas; “Hienas” (1992), adaptação livre de “A Visita da Velha Senhora”; “O Franco” (1994), parte de uma trilogia inacabada sobre moeda e poder; e “A Pequena Vendedora de Sol” (1999), seu último filme, uma ode à resiliência.
O encerramento da mostra, será marcado por uma sessão especial com a exibição de “Touki Bouki”, no dia 29 de novembro.
Cinema africano
Também fazem parte da curadoria obras de destaque do cinema africano contemporâneo, como Samba Traoré” (1992), comédia dramática de Idrissa Ouedraogo sobre redenção e memória em Burkina Faso; “Rafiki” (2018), drama LGBTQIA+ queniano de Wanuri Kahiu que desafiou a censura em seu país; “Mami Wata” (2023), fábula visual nigeriana de C.J. “Fiery” Obasi; “Um Dia com Jerusa” (2020) de Viviane Ferreira, uma das principais vozes do cinema mauritano; e “Aoré” (1962), clássico pioneiro de Moustapha Alassane do cinema nigerino.
Cinema brasileiro
Já os filmes brasileiros incluídos representam um mapeamento da produção negra nacional, reunindo filmes que vão do documentário à ficção, da comédia ao drama existencial. São eles: “Black Rio! Black Power!” (2024) de Emilio Domingos, que aborda a influência do movimento Black Rio na cultura brasileira; “Greice” (2024) de Leonardo Mouramateus; “Kasa Branca” (2024) de Luciano Vidigal, drama sobre um adolescente que cuida da avó com Alzheimer.
Também serão exibidas obras já consagradas como “Ela Volta na Quinta” (2014) de André Novais, “A Luta do Século” (2016) de Sergio Machado e “Correndo Atrás” (2018) de Jeferson De. Além de sessões de curtas-metragens que reúnem trabalhos de André Novais (“Quintal” e “Fantasmas”), Natalia Dornelas (“Sola”), Gabriel Borges (“A Sombra de um Futuro”) e Moustapha Alassane (“Aoré”).
Serviço:
Mostra de cinema Presenças Negras
Data: 05 a 29 de novembro
Dias: Quarta a sábado, exceto 20 e 21 de novembro
Local: Cinema Sesc Glória – Salas 1 e 2
Endereço: Rua Mestre Álvaro, 315 – Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
Classificação: Varia por filme, de 10 a 18 anos
Horários:
- De quarta a sexta-feira, em quatro horários: 12h, 17h30 (Sala 1), 18h30 (Sala 2) e 19h.
 - Sábado, em seis horários: 12h, 14h30 (Sala 1), 15:30h (Sala 2), 17h30 (Sala 1), 18h30 (Sala 2) e 19h.
 - Nos dias 20 e 21 de novembro, feriado da Consciência Negra, não haverá exibição.
 

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.


                                    
                                    
                                    
                                    


