Atualizado em 20/05/2025 – 14:19
A Secretaria da Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte por dengue no Espírito Santo neste ano de 2025. O óbito, de um paciente de 69 anos, aconteceu em 19 de abril, no município de Anchieta. Além desse óbito por dengue, a Sesa confirmou, nessa segunda-feira (19), o primeiro óbito por Oropouche em 2025.
Ambos os casos tiveram o diagnóstico confirmado por exame de biologia molecular (RT-PCR), realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).
O óbito por dengue é de um paciente com comorbidade, como diabetes, residente no município de Anchieta. Entretanto, por meio das investigações epidemiológicas realizadas pela Sesa, em conjunto com os profissionais do município, foi esclarecido uma especificidade do caso: o histórico de viagem. O paciente havia viajado para o Rio de Janeiro e retornado para casa com sintomas, como febre, cefaleia, mialgia, dor retro-orbital e náusea.
“Esse paciente, após quatro dias de retorno para sua residência, em Anchieta, evoluiu com sinais de gravidade incluindo dor abdominal intensa, desconforto respiratório, entre outros sintomas, e veio a óbito no dia 19 de abril”, explicou o subsecretário de Estado da Saúde, Orlei Cardoso.
Ele pontuou ainda que, mesmo havendo essa especificidade em relação ao primeiro óbito por dengue no Estado, os cuidados e alertas à população sobre a doença devem ser mantidos. “Mesmo estando em período considerado frio e de redução de casos, não podemos abaixar a guarda em relação ao Aedes aegypti”, afirmou o subsecretário.
Por meio do exame de RT-PCR, realizado pelo Lacen/ES, foi confirmada a infecção por dengue sorotipo 2 (DENV-2).
Nos últimos 30 dias, o Espírito Santo notificou 6.515 casos de dengue, sendo 1.818 confirmados. Desses, 38 eram casos graves ou com sinais de alarme. Durante todo o ano, já foram 60.792 casos notificados e 17.698 casos confirmados, sendo 354 casos graves ou com sinais de alarme. O Estado soma agora um óbito por dengue, com uma taxa de letalidade de 0,29%.
Óbito de Oropouche é de Colatina
Nessa segunda-feira (19), a Secretaria da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo neste ano de 2025, e o segundo desde o início dos casos no Estado, que se iniciou em 2024. O caso é de um paciente de 52 anos, com histórico de hipertensão e cardiopatia, residente de Colatina.
O óbito ocorreu em 16 de janeiro deste ano, e a confirmação do vírus feita por meio do exame de RT-PCR.
A Sesa esclarece, entretanto, que os óbitos suspeitos pela doença passam por investigações epidemiológicas e laboratoriais minuciosas, utilizando diferentes métodos para eliminar possíveis causadores e confirmar, de fato, o Oropouche.
Os primeiros casos de Oropouche no Estado foram detectados em abril de 2024, e o primeiro óbito pela doença confirmada em 10 de dezembro daquele ano. Em 2025, o Espírito Santo soma 6. 524 casos confirmados de Oropouche e um óbito, com taxa de letalidade de 0,01%.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.