Atualizado em 06/12/2024 – 14:38
O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (6), uma importante novidade para o tratamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). Cinco novos procedimentos serão disponibilizados em centros especializados, juntamente com a videolaparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva. Saiba mais sobre essa atualização e seus impactos na saúde pública.
Os cinco procedimentos incorporados no novo protocolo são: inibidores das quinases dependentes de ciclina (CDK) 4 e 6; trastuzumab entansina; supressão ovariana medicamentosa e hormonioterapia parenteral; fator de estimulador de colônia para suporte em esquema de dose densa; e ampliação da neoadjuvância para estádios I a III.
Benefícios da Videolaparoscopia
A inclusão da videolaparoscopia no protocolo é vista, por médicos, como uma grande conquista. Essa técnica cirúrgica menos invasiva traz benefícios tanto para os pacientes, com recuperação mais rápida, quanto para a gestão do sistema de saúde, otimizando recursos e reduzindo complicações.
Impacto na Gestão da Saúde Pública
Além dos benefícios diretos para os pacientes, a atualização do protocolo traz melhorias na gestão do sistema de saúde. Com a padronização dos procedimentos, há uma maior eficiência no tratamento, acesso igualitário a novos medicamentos e profissionais qualificados para o atendimento.
Diagnóstico Precoce e Acesso à Saúde
A linha de cuidado do paciente com câncer de mama será totalmente integrada, garantindo um diagnóstico oportuno e acesso facilitado a consultas e exames. Com a redução do tempo de espera para o início do tratamento, a expectativa é melhorar os resultados e a qualidade de vida das pacientes.
Mais detalhes em: agenciabrasil.ebc.com.br
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.