Atualizado em 29/10/2025 – 09:10
Os vencedores da 4ª edição do Prêmio da Música Capixaba foram conhecidos na noite desta terça-feira (28), em uma cerimônia emocionante no Teatro Universitário, em Vitória. Entre os finalistas estavam capixabas que têm integrado a cena musical brasileira em diversos gêneros e linguagens, do rap à MPB, passando pelo rock e o forró, dando força à diversidade da música produzida no Espírito Santo.
As 20 categorias foram divididas em três grandes eixos: Destaques Técnicos, que reconhece profissionais dos bastidores; Destaques Artísticos, que valoriza intérpretes, compositores, grupos e estilos da cena contemporânea; e Produtos Musicais, que contempla obras como música, composição, álbuns, EPs, videoclipes, capas e shows ao vivo.
“Estamos vendo a nova geração, aos poucos, furar a bolha da música capixaba e começar a conquistar o Brasil. Eu acho que essa a importância é maior. E eu só quero que os capixabas, que o povo capixaba, conheça os nossos artistas, tenha interesse em conhecer as músicas e se relacionar com elas. O nosso maior valor cultural são as nossas produções e nelas refletem quem a gente é como ser humano, como cidadão dessa sociedade, e o dia que a gente reconquistar isso, a gente vai ser uma terra muito mais rica, muito mais representativa e representada também”, declarou Daniel Morelo, correalizador do prêmio, pouco antes da cerimônia.
Afronta, que ganhou o prêmio de Melhor EP com “Princesa de VV”, falou com o VIXFeed. “Pra mim é muito especial. Eu sou uma travesti, eu sempre gosto de falar da minha identidade porque normalmente a gente não vê travestis nos locais de reconhecimento, enquanto o talento que elas têm e o trabalho que elas entregam é de excelência. Normalmente a gente vê notícias muito negativas, então pra mim é muito bom poder estar trazendo essa forma positiva de enxergar a nossa identidade. Ser uma travesti premiada, pra mim, é uma coisa que mudou a minha vida. Eu me sinto muito feliz de poder entregar isso aqui, sabe?”, declarou.
O cantor André Prando, era finalista em quatro categorias e vencedor em Melhor Composição com a música Dharma, em parceria com Luiz Gabriel Lopes. “A gente tá aqui celebrando uma cena. Eu acho que o prêmio nos possibilita de encontrar os outros artistas, saber quem tá fazendo o quê. Às vezes a gente fica tão preso numa cena virtual, sabe? E aqui a gente se encontra e troca uma energia de verdade, e celebra isso”, falou.
O evento tem patrocínio master da Petrobras, realização da MM Projetos Culturais e do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet – Governo Federal. Conta ainda com apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo e parceria da Associação Brasileira de Música e Arte (Abramus).
Vencedores do 4º Prêmio da Música Capixaba 2025
Álbum
- Budah – Púrpura
- Silva – Encantado
Capa
- Sthelô – Coragem – Artistas Visuais – Sthelô, Yann Lucas e Caio Matos
Composição
- André Prando e Luiz Gabriel Lopes – Dharma
Destaque Interior / Regional
- Alemão do Forró
Destaque LGBTQIAPN+
- Roberta de Razão
- DoCarmo
Destaque Vozes Negras
- Akilla
- Ada Koffi
DJ
- DJ Negana
EP
- Afronta – Princesa de VV
- Joe Caetano – 3×4
Grupo / Banda
- Dead Fish
- Orquestra Camerata SESI
Impacto Social
- Mãos À Obra: Música Acessível
- Orquestra Jovem Capixaba
Instrumentista
- Jacqueline Lima
Intérprete
- Anastácia
- Luiza Dutra
Linguagens Urbanas
- Dudu
- Jota 3
Música
- Vai Passar – Vitu feat Cainã
Produção Musical
- Tibery
Revelação
- Xavier Lucas
Show ao Vivo
- Supercombo “Amianto” 10 anos no Circo Voador
Solo / Duo
- Fabriccio
Técnico de Áudio
- Igor Comério
Videoclipe
- Bella Mattar – Brincar com o tempo
- Cesar Mc ft. Dudu e Noventa – Melhor Assim

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





