Atualizado em 08/12/2025 – 18:25
Os trabalhadores do transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória decidiram adiar o início da greve que estava previsto para esta terça (9). A decisão foi tomada após uma assembleia extraordinária realizada pelo Sindirodoviários-ES para avaliar a nova proposta apresentada pelas empresas do setor.
De acordo com a direção do sindicato, a categoria rejeitou por unanimidade a contraproposta patronal, por considerar que ela não representa avanço suficiente nas reivindicações dos trabalhadores. A votação ocorreu durante a assembleia convocada em caráter de urgência.
Mesmo com a rejeição, o presidente do sindicato, Marquinhos Jiló, informou que a categoria optou por manter o canal de negociação aberto após a intervenção do Governo do Estado. Por meio do secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, uma reunião foi convocada para a manhã desta terça (9), o que levou os trabalhadores a aceitarem adiar temporariamente o início da paralisação, exclusivamente para ouvir a nova proposta que será apresentada.
Segundo a entidade, caso não haja uma proposta que valorize o trabalhador, a greve será iniciada na quinta-feira (11), por tempo indeterminado.
A assembleia também reforçou que a decisão sobre aceitar ou não qualquer proposta cabe exclusivamente à categoria, de forma coletiva.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





