Atualizado em 21/01/2025 – 18:03
A Ordem de Serviço para a reforma total do Terminal do Ibes, em Vila Velha, foi assinada nesta terça-feira (21) pelo governador do Estado, Renato Casagrande. As obras têm previsão de início em 15 dias úteis e deverão ser concluídas no prazo de 12 meses. A obra vai custar R$ 20 milhões e toda a estrutura será modernizada. Segundo o Governo, posteriormente outros terminais receberão melhorias.
As intervenções são de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).
“Esse é um investimento importante para melhorar e modernizar o Terminal Ibes. Estamos trabalhando para melhorar a mobilidade da Região Metropolitana e modernizar os terminais do Sistema Transcol para dar mais dignidade e conforto para todos os cidadãos e, principalmente, aqueles que utilizam o transporte público. São novos ônibus com ar condicionado, ampliando a renovação da frota, e também investindo em novas vias”, afirmou o governador Casagrande.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressaltou que a obra de reforma do Terminal Ibes vai proporcionar melhorias significativas para os passageiros e para o funcionamento do sistema de transporte público, modernizando a instalação e trazendo mais conforto, segurança e eficiência para os usuários.
Como será a reforma
A obra vai contemplar desde a reforma dos pisos, rede elétrica, telhado e pista de rolamento, até a renovação da fachada. Está no projeto a instalação de nova rampa e escada de acesso ao terminal; grades novas; reforma da bilheteria, guaritas e catracas; novos bicicletários e reforma dos sanitários.
O Terminal Ibes também terá nova comunicação visual para acessos, plataformas e edificações, garantindo o correto fluxo de circulação de pedestres e veículos. Na cobertura das plataformas, as telhas serão metálicas trapezoidais, termoacústicas (tipo sanduíche), com isolamento em lã mineral. As lojas também serão reformadas.
O local ganhará mais acessibilidade com a construção de novas rampas, guarda corpo, corrimão e piso tátil em todas as áreas externas e internas, além de projeto de proteção e combate a incêndios. Também serão instaladas travessias elevadas para circulação de pedestres e novos bancos, lixeiras e bebedouros.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.