Atualizado em 27/02/2025 – 18:27
Um psicólogo de 49 anos está preso, suspeito de cometer abusos sexuais contra crianças autistas durante sessões de atendimento psicológico em uma clínica localizada em Cariacica. A polícia tomou conhecimento do caso após uma das vítimas relatar o caso à mãe, que fez a denúncia. O homem foi preso na última semana, em Bom Jesus do Galho, Minas Gerais, mas as informações foram passadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27).
O caso foi investigado pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), com apoio da Divisão de Inteligência da PCES e da Delegacia de Bom Jesus do Galho.
Psicólogo cobria câmera nas consultas
O suspeito, que atuava como psicólogo é suspeito de abusar de pacientes durante os atendimentos, que eram filmados como parte do protocolo da clínica. No entanto, ele utilizava um papel ou toalha para cobrir a câmera durante os momentos em que os supostos abusos ocorriam.
A investigação teve início após a demissão do psicólogo, em 28 de janeiro de 2025, quando uma das vítimas, uma menina de oito anos com autismo nível 1 (capaz de se comunicar verbalmente) relatou à mãe que havia sido abusada sexualmente durante as sessões. A criança contou com precisão de detalhes o que o psicólogo fazia com ela nas consultas.
A mãe, ao ser informada, entrou em contato com a clínica, que verificou as gravações dos atendimentos e constatou que a câmera era sistematicamente coberta durante períodos de aproximadamente cinco minutos.
A partir da denúncia, a polícia teve acesso a dois meses de gravações, nas quais foi possível identificar que o suspeito repetia o procedimento de tampar a câmera em diversas consultas. Além disso, outras crianças atendidas por ele, em sua maioria meninas não verbais, apresentaram regressão no tratamento e comportamentos sexualizados, segundo relatos dos pais. No entanto, a dificuldade em obter depoimentos diretos das vítimas, devido à condição de não verbalidade, tem sido um desafio para a investigação.
Prisão
Após ser demitido, o psicólogo mudou-se para Bom Jesus do Galho, em Minas Gerais, onde foi localizado e preso. Durante as investigações, foi constatado que ele mantinha condutas inadequadas, como trancar a sala de atendimento, o que contrariava as normas da clínica, e demonstrava preferência por atender pacientes do sexo feminino, além de apresentar dificuldades no atendimento a meninos.
A clínica também está sob investigação para apurar possíveis falhas em seus protocolos de segurança.
O caso segue em investigação e novas informações devem ser divulgadas após a conclusão dos trabalhos da polícia.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.