Atualizado em 03/04/2025 – 18:19
Uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo busca unir história, religião, turismo e gastronomia em um novo roteiro cultural e turístico. O Projeto de Lei (PL) 159/2025 cria o Circuito de São José do Queimado, abrangendo dois municípios da Região Metropolitana e passando por locais marcantes para a história do estado, exaltando a luta do povo negro.
Percurso e atrativos
O trajeto proposto tem início na Praça Oito, no Centro de Vitória, seguindo para Serra. No percurso, estão incluídos pontos de interesse como o Agroturismo de Pitanga, o Centro da Serra, os agroturismos de Guaranhuns e Putiri, até chegar ao Sítio Histórico e Arqueológico de São José do Queimado. O circuito tem como destaque a relação desses locais com a Insurreição do Queimado, um dos principais levantes por liberdade no Espírito Santo.
A proposta visa resgatar a memória do Sítio do Queimado, como a revitalização do espaço pela Prefeitura da Serra, a tramitação do processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a inserção do tema nos livros didáticos do país. Entre as medidas sugeridas estão a melhoria da infraestrutura, investimentos em sinalização, acessibilidade e segurança, além do incentivo a serviços essenciais como hospedagem e alimentação.
Próximos passos
Atualmente, o PL 159/2025 está em tramitação na Assembleia Legislativa e foi encaminhado para análise das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças. Caso aprovado e sancionado pelo Governo do Estado, a Lei entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.