Atualizado em 27/01/2026 – 15:37
Frases escritas por mulheres vão ocupar muros e espaços culturais de Vila Velha nos próximos meses. Estão abertas, até 9 de fevereiro, as inscrições para o projeto “Palavra Colada”, iniciativa do Cine por Elas que vai selecionar textos curtos de escritoras do município para intervenções urbanas em formato de lambe-lambe. A participação é gratuita e deve ser feita por meio de formulário on-line (link da bio do Instagram @cineporelas).
A proposta é escolher 20 frases, com até 150 caracteres, que serão impressas e coladas em diferentes pontos culturais de Vila Velha. As autoras selecionadas terão seus textos espalhados pela cidade como forma de valorizar a escrita local e ampliar o acesso à literatura fora dos espaços tradicionais. O resultado será divulgado no dia 14 de fevereiro, no Instagram do Cine por Elas e de seus parceiros.
A curadoria responsável pela seleção das frases é formada por Fabíola Mozine, fundadora do Cine por Elas; Suely Bispo, atriz, poeta e mestre em Estudos Literários; e Kátia Fialho, mulher de axé, lésbica e pesquisadora da cultura. O grupo vai escolher 15 frases inéditas, além de outras cinco citações que funcionarão como homenagem a escritoras já reconhecidas pelo público, fortalecendo a memória literária da cidade.
Após a etapa de seleção e produção, o projeto promove três ações públicas de colagem, que também funcionarão como encontros entre autoras e público:
- 5 de março: lançamento na sede do Cine por Elas, com apresentação das escritoras e colagem coletiva;
- 14 de março: a intervenção segue para a Casa Cultural 155, durante a Feira do Livro
- 20 de março: a intervenção chega ao Centro Cultural Canela Verde (CVCA).
Como parte do processo formativo, integrantes do Cine por Elas também participarão de uma aula sobre audiodescrição, ministrada por Alberto Contarato, reforçando o cuidado do projeto com práticas culturais mais inclusivas.
Segundo Fabíola Mozine, a iniciativa busca dar visibilidade à produção literária feminina da cidade. A ideia, explica, é evidenciar a diversidade de vozes que escrevem em Vila Velha e criar novas formas de circulação dessas palavras no cotidiano urbano.
O “Palavra Colada” é uma produção do Cine por Elas, com apoio da Casa Cultural 155 e da Canela Verde Cultura e Arte, e propõe um encontro entre literatura, cidade e inclusão — palavras que deixam o papel e passam a fazer parte da paisagem.
A iniciativa tem recursos do programa Fundo a Fundo – Editais Municipais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e foi inscrita no edital Fundo a Fundo, da Prefeitura de Vila Velha. Além da intervenção urbana, o “Palavra Colada” também se destaca pelo compromisso com a acessibilidade: todos os lambe-lambes contarão com audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual também tenham acesso ao conteúdo.
Serviço
Palavra Colada – Cine por Elas
Inscrições: até 9 de fevereiro
Resultado: 14 de fevereiro (Instagram do Cine por Elas e parceiros)
Inscrições: https://forms.gle/7FkFr6yUyY2majiMA

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.





