Atualizado em 17/10/2025 – 07:49
Neste domingo (19), a partir das 9h30, o Parque Moscoso, em Vitória, recebe a quarta edição do projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música”. Desta vez, a programação tem como tema o choro, considerado o primeiro gênero musical brasileiro tipicamente urbano, com uma apresentação do violinista Hariton Nathanailidis e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim. A atividade é gratuita.
O projeto tem como objetivo aproximar o público infantil da música instrumental brasileira e conhecer novas histórias criadas especialmente para o evento. O violinista Hariton Nathanailidis explica que a escolha do chorinho como tema da apresentação se deve à importância do estilo para a estruturação da música popular brasileira.
“O choro foi uma das principais matrizes para o desenvolvimento de outros importantes gêneros da música brasileira, com destaque para o samba. Músicos como Pixinguinha, por exemplo, transitaram e foram fundamentais tanto para o choro quanto para o samba”, afirma o músico.
O violinista destaca que o choro impulsionou o desenvolvimento de uma linguagem instrumental sofisticada, consolidando o uso de instrumentos como flauta, clarinete, cavaquinho, violão de 6 e 7 cordas, bandolim e percussão. Para a apresentação deste domingo, Nathanailidis, ao lado de músicos convidados, apresenta quatro clássicos do estilo: “Corta-jaca”, de Chiquinha Gonzaga; “Pedacinho do céu”, de Waldir Azevedo; “Odeon”, de Ernesto Nazareth e “Carinhoso”, de Pixinguinha.
Contação de histórias
As músicas de Maurício de Oliveira serão intercaladas com a contação de uma história, escrita e narrada pela escritora Renata Bonfim. A narrativa acompanha a trajetória de uma família, que encontra força e alegria para superar os desafios do dia a dia com amor e o cuidado de uns pelos outros. O público conhecerá os protagonistas Vitória e Ravi, dupla que ama a natureza, e também a Vovó Ester, que, além de deliciosos bolos, oferece histórias e sabedoria de vida para todos.
A narrativa é inspirada pela ilha de Vitória, que deu nome a uma das protagonistas. Já o nome da personagem Vovó Ester, é uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, importante autora de livros infantis e atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL).
Para Renata Bomfim, destaca que o evento, através da junção de música e histórias literárias, busca contribuir para a formação e desenvolvimento das crianças. “A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde. Vitória e Ravi vivem diferentes aventuras a cada edição do projeto, sempre acompanhados de perto pela família e, de alguma forma, incluindo a comunidade ao seu entorno”, detalha.
Está é a quarta de um total de cinco edições do projeto “Nós no Parque” que acontecerão no Parque Moscoso até o fim de 2025. O projeto é uma realização da Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória.
Serviço:
Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música”
Data: 19 de outubro (domingo)
Horário: 9h30
Local: Parque Moscoso – Av. Cleto Nunes, s/n, Centro, Vitória (ES), 29.015-040
Entrada: gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.