Atualizado em 22/10/2025 – 17:22
A partir desta sexta-feira (25) tem início o projeto “Mova-se: corporificando as ideias”, promovido pelo espaço cultural afrorreferenciado CASU – Casa Urbana, localizado em Maruípe, Vitória. A formação consiste em uma série de oficinas voltadas a artistas e produtores culturais interessados em desenvolver projetos de forma autônoma e criativa.
As atividades presenciais terão 10 vagas destinadas ao Coletivo After no Teatro, enquanto outras 100 vagas serão abertas para ouvintes virtuais, com transmissão em tempo real pela plataforma Zoom. As inscrições online podem ser realizadas on-line, através de um formulário disponibilizado pelo projeto.
Com uma proposta pedagógica transdisciplinar, a formação conta com 13 campos temáticos voltados para as áreas de produção cultural e elaboração de projetos para artes cênicas, artes visuais, dança e gestão de projetos. A iniciativa combina aulas teóricas e práticas, presenciais e virtuais, distribuídas em seis módulos ao longo de dez meses, totalizando 92 horas de atividades.
As oficinas serão ministradas por 16 professores com reconhecimento local e nacional, e o cronograma completo será divulgado na página da CASU no Instagram (@casuvix). As primeiras aulas acontecem nos dias 25 e 26 de outubro, com as professoras Yuriê Perazzini — mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e idealizadora da CASU — e Neriê Bento (SP).
Yuriê conta que o projeto surgiu a partir da necessidade de ampliar as ações de geração de conhecimento e produção artística e cultural, com recorte para a cultura hip hop no Espírito Santo. “O conteúdo programático compreende desde a escrita do projeto, sua execução, divulgação, comunicação, enfim, todas as áreas correspondentes ao exercício profissional de um espaço cultural”, explica.
Durante os encontros, os participantes também serão convidados a desenvolver ações artísticas próprias, através de exercícios práticos e vídeos sobre o processo criativo. “Teremos exercícios práticos durante a formação e vídeos relatando a experiência e o processo, além da elaboração de uma ideia a ser corporificada pelo cursista a fim de que as pessoas possam experienciar como será a aplicação das suas ideias na prática em relação à comunidade”, observa a Yuriê.
Ao final, os participantes receberão certificado de participação — presencial, mediante 75% de presença, ou virtual, para quem acompanhar ao menos três encontros. O projeto foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos – Lei Paulo Gustavo 2023 – Apoio à Programação Continuada de Espaços Culturais, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
Mural Carmélia Maria de Souza
Os visitantes da Casa Urbana poderão conhecer um mural em homenagem à jornalista e cronista Carmélia Maria de Souza (1936–1974), reconhecida como a “cronista do povo” por seu olhar sensível sobre o cotidiano capixaba. A obra, criada pela artista Amanda Brommonschenkel em parceria com outras sete mulheres da cena urbana (Thais Apolinário, Carla Désirée, Geanna Abreu, Luara Monteiro, Ione Reis, Nadine Luiza e Gisele Paulo), foi inspirada nas vivências do graffiti e da cultura de rua, celebrando o protagonismo feminino e a força da expressão popular.
A criação integra o projeto “Sou Inocente”, realizado pelo Espaço Pé-de-Ser com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Vitória. Para a coordenadora da CASU, Yuriê Perazzini, a homenagem reforça o papel da Casa como um espaço de acolhimento, pesquisa e criação que conecta corpo, ancestralidade e arte em prol de uma sociedade mais consciente.
“É um espaço de acolhimento e travessias que pesquisam o corpo em conexão com as ancestralidades e ações orientadas para um mundo mais consciente a partir da dança, educação, arte e cultura para todos”, define.
Serviço:
Projeto Mova-Se: Corporificando As Ideias
Início: 25 de outubro de 2025
Encerramento: 30 de agosto de 2026
Local: CASU – Casa Urbana – Rua Mal. Floriano, 640, Maruípe, Vitória (ES), 29.043-018
Quem pode participar?
Presencialmente (10 vagas): Coletivo After no Teatro
Virtualmente (100 vagas): ouvintes – Transmissão pela plataforma Zoom.
Link para cadastro virtual: https://docs.google.com/forms/d/1k70wxPHjPqOrMNa6oH7z7IsRsgQR5NVAKX2SduugXug/preview?edit_requested=true

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.