Atualizado em 26/08/2025 – 17:49
Um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) no Espírito Santo vai destinar R$ 334,4 milhões para ações do Programa Reflorestar em municípios capixabas atingidos pelo desastre ambiental de Mariana.
Os recursos, provenientes do acordo judicial de repactuação, serão aplicados entre 2025 e 2029. O objetivo é recuperar os processos naturais de circulação da água por meio da conservação e restauração da cobertura florestal, com a geração de oportunidades de renda para produtores rurais.
O Reflorestar Doce prevê ações de mobilização, restauração florestal, incentivo à cadeia produtiva, capacitações e medidas de cumprimento das obrigações socioambientais do Estado no âmbito do novo acordo do Rio Doce. Serão contempladas áreas de preservação permanente, reservas legais e outras áreas de interesse localizadas na Bacia Hidrográfica capixaba e no Litoral Norte.
A metodologia combina restauração ambiental com práticas produtivas sustentáveis, como sistemas agroflorestais. Entre as espécies previstas para cultivo estão pupunha, açaí, cacau, seringueira, banana, abacate, café, pitanga, jabuticaba e palmeira juçara. O modelo também inclui Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), implantação de estruturas de conservação do solo e da água e incentivo a atividades de valor comercial.
Segundo o secretário Felipe Rigoni, a expectativa é ampliar a cobertura florestal em aproximadamente 6.800 hectares, implantar 4.200 estruturas de conservação e aumentar a produção de mudas em viveiros em até 2 milhões por ano.
Este é o segundo termo de cooperação assinado pela Serd desde a aprovação do orçamento em abril deste ano. O primeiro, no valor de R$ 101,6 milhões, foi destinado à Secretaria de Agricultura para a construção de barragens e pavimentação de vias rurais em municípios da Bacia do Rio Doce.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.