A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da Serra está com inscrições abertas para o Programa Família Acolhedora, destinado a selecionar, capacitar e acompanhar famílias interessadas em acolher temporariamente crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de risco.
O programa é voltado para moradores da cidade com mais de 25 anos, que podem se inscrever pelo Instagram oficial (@familiaacolhedoraserra) ou presencialmente na sede do serviço, localizada na Rua Érico Veríssimo, 183, Parque Residencial Laranjeiras.
Acolhimento é temporário
A coordenadora do programa, Florency Pacheco, explica que o acolhimento é temporário, até que a criança ou adolescente possa retornar à família de origem. “A Família Acolhedora não é adoção nem apadrinhamento afetivo, mas um suporte durante a transição para o retorno ao lar”, afirma.
De acordo com a Semas, o objetivo do programa é proporcionar um ambiente familiar às crianças e adolescentes atualmente abrigados em instituições de acolhimento, enquanto se busca a reintegração familiar ou outro encaminhamento definitivo.
A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, destaca que as famílias selecionadas receberão acompanhamento técnico durante todo o período do acolhimento. A iniciativa busca garantir proteção, cuidados essenciais e continuidade no convívio comunitário.
Famílias passam por avaliações
Atualmente, as famílias inscritas estão sendo contatadas e avaliadas pela equipe técnica do programa. Fanny Faria, moradora de Jardim Limoeiro, já está no processo de análise para possível acolhimento. Mãe de duas crianças, ela aguarda as orientações para a próxima etapa.
“O amor por ajudar e o sentimento de poder fazer alguma coisa pelas crianças, amenizar de algum jeito a dor que elas possam estar sentindo é gratificante. Espero poder passar para elas pelo menos um pouquinho do que Jesus faz aqui na minha casa todos os dias”, destaca Fanny.
O programa tem como diretriz atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte até que suas famílias estejam aptas a recebê-las novamente ou outros encaminhamentos sejam definidos.
O que é necessário
– Residir no município da Serra há pelo menos dois anos;
– Estar em boas condições de saúde física e mental para oferecer cuidado e proteção à criança ou adolescente;
– Não ter antecedentes criminais;
– Demonstrar disponibilidade e interesse em garantir proteção aos direitos e deveres da criança ou adolescente, com capacidade afetiva para o acolhimento;
– Disponibilizar espaço adequado na residência para o recebimento da criança ou adolescente;
– Não estar registrado no cadastro de habilitados do Sistema Nacional de Adoção (SNA/CNJ) ou em processo de habilitação para adoção de crianças ou adolescentes.Serviço
Serviço
Inscrição para Programa Família Acolhedora
Instagram: @familiaacolhedoraserra
Endereço: Rua Érico Veríssimo, 183, no Parque Residencial Laranjeiras
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.