Atualizado em 07/04/2025 – 18:07
Foi inaugurado, nesta segunda-feira (7), o primeiro Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Educação Prisional do Espírito Santo. A unidade funcionará na Escola Estadual Cora Coralina, localizada dentro do Complexo Prisional do Xuri, em Vila Velha, e oferecerá um curso gratuito de inglês para iniciantes, voltado aos internos do sistema prisional capixaba.
O curso de inglês oferecido será adaptado para o formato da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e terá duração de um ano, dividido em dois semestres. Os alunos que concluírem o curso receberão um certificado de um certificado de nível iniciante no idioma. Serão formadas quatro turmas na unidade.
Além disso, as aulas serão presenciais dentro do complexo prisional, no contraturno escolar, com carga horária semanal de duas horas e meia. Para o ensino, será utilizado o Método Comunicativo, que prioriza a interação e o uso prático da língua, e os alunos terão acesso gratuito ao material didático.
“A educação rompe barreiras e tem o poder de mudar o mundo. É ela que guia nosso Programa de Ressocialização, que permite muitas transformações e também a responsável pelo encaminhamento do preso ao mundo do trabalho. A mudança na história de vida da população prisional começa também com a educação. Por isso, a parceria com a Sedu é de extrema importância para as ações que desenvolvemos com a população prisional”, frisou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
O aluno interno L.V.S., matriculado no curso de língua estrangeira, destacou que a iniciativa amplia suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho. “Estou muito grato por fazer parte da turma. O curso de inglês vai me ajudar no ingresso ao mercado de trabalho, me dá mais perspectiva de vida. Porque é como eu estou aprendendo na escola: a escola muda o ser humano e o ser humano muda o mundo”, declarou.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.