Atualizado em 12/11/2025 – 15:18
Um episódio de aparente descuido com o patrimônio artístico da capital chamou atenção nesta quarta-feira (12). Imagens registradas por leitor do VIXFeed na Praça do Papa, na Enseada do Suá, mostram uma equipe da Prefeitura de Vitória perfurando o piso e instalando um grande poste de concreto bem ao lado da obra “Rosa dos Ventos”, de Ângela Gomes — uma das nove esculturas de Vitória que integram o acervo do Museu Brasileiro de Esculturas (Mube).
A instalação, segundo informações da própria administração municipal, faz parte da decoração natalina da cidade. No entanto, a intervenção levantou críticas nas redes sociais pela aparente falta de cuidado com o conjunto artístico existente..
“Simplesmente furaram o chão, que faz parte da obra de arte onde, no centro, fica a esfera”, comenta uma das mensagens compartilhadas em grupos de moradores.
A escultura “Rosa dos Ventos”, composta por uma rosa geométrica gravada no piso e uma esfera de inox polida ao centro, foi inaugurada em 2008 e representa a orientação geográfica da Ilha de Vitória — com o norte coincidindo com o verdadeiro norte de navegação. O projeto foi concebido por Ângela Gomes, em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória, e integra o acervo do Mube desde 2012, ao lado de obras como a Cruz Reverente, criada pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, em homenagem à visita do Papa João Paulo II em 1991.
A situação levanta questionamentos sobre a falta de preservação e de consulta técnica prévia antes de intervenções em espaços que abrigam obras de arte reconhecidas nacionalmente.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





