Atualizado em 05/04/2025 – 21:15
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), se posicionou publicamente a favor da anistia para os presos pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Em publicação realizada neste sábado (5) em sua rede social, o gestor municipal defendeu o que classificou como “Anistia Humanitária” para os envolvidos na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
Na mensagem, Pazolini questiona a proporcionalidade das penas aplicadas aos condenados.

O gestor municipal defende ainda que “o Brasil precisa virar a página, fortalecer o diálogo e garantir a paz”.
A manifestação do prefeito ocorre em meio ao debate nacional sobre propostas de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, tema que tem polarizado o cenário político brasileiro nos últimos meses.
8 de janeiro de 2023
Os ataques de 8 de janeiro de 2023 resultaram na destruição de patrimônio público, com a depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Centenas de pessoas foram presas e muitas já foram condenadas pelos crimes de associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, dano ao patrimônio público e golpe de Estado.
Até o momento, o prefeito não detalhou em sua publicação quais seriam os mecanismos específicos para implementar a anistia defendida ou como ela se aplicaria aos diferentes graus de envolvimento nos atos.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.