Atualizado em 12/11/2024 – 13:54
A utilização de scooters elétricas em ciclovias tem gerado polêmica devido a adaptações feitas por usuários para burlar as regras de trânsito. A prática de diminuir o tamanho das scooters e colocar placas inadequadas tem colocado em risco ciclistas e pedestres, desrespeitando as normas estabelecidas pelo Contran.
Adaptações Irregulares
Desde junho de 2023, uma resolução do Contran proíbe ciclomotores, como as scooters, de circularem em ciclovias, ciclofaixas e calçadas. Mesmo assim, usuários têm adaptado os veículos para parecerem menores e mais leves, enganando a fiscalização.
Riscos e Desrespeito às Regras
Essas adaptações permitem que as scooters circulem em locais não permitidos, colocando em risco a segurança de quem utiliza as ciclovias corretamente. Além disso, ao alterar as características originais do veículo, os usuários desrespeitam as normas de trânsito estabelecidas.
Consequências e Fiscalização
É importante ressaltar que as scooters elétricas devem seguir as regras estabelecidas para garantir a segurança de todos os usuários das vias. A fiscalização deve ser intensificada para coibir essas práticas irregulares e garantir o cumprimento das normas de trânsito.
Para mais informações, acesse a matéria completa em Observatório da Bicicleta.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.