Atualizado em 30/06/2025 – 17:38
Durante o mês de julho, com início nesta quarta-feira (2), o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, promove a quarta edição do ciclo “Experimentações no Parque”, uma programação voltada à integração entre arte, sustentabilidade e educação. A iniciativa é conduzida pela Equipe Educativa do Parque e oferece oficinas com entrada gratuita, voltadas a diferentes públicos.
A programação começa nesta quarta-feira, às 14h, com a oficina “Futuros possíveis: carvão, corpo e memória”, conduzida pelo artista visual Guilherme Brasil, natural de Porto Seguro (BA). Com 22 vagas disponíveis, a atividade será realizada mediante inscrições presenciais, por ordem de chegada.
Segundo a organização, a oficina propõe uma vivência artística baseada no afrofuturismo e nas trajetórias pessoais e coletivas relacionadas à ancestralidade negra. A escolha da data também dialoga com o contexto da Independência da Bahia, feriado estadual comemorado em 2 de julho, que remete à resistência popular e às lutas por autonomia no Brasil.
Confira a programação das oficinas:
Quarta-feira, 2 de julho
“Futuros possíveis: carvão, corpo e memória”
14h, com 22 vagas
No dia 2 de julho, data que marca a Independência da Bahia e a força da resistência popular no Brasil, o artista visual Guilherme Brasil, nascido em Porto Seguro, propõe uma vivência artística, utilizando o carvão em um grande tecido para elaborar de forma coletiva traços e desenhos que entrelaça história, ancestralidade e imaginação criativa, a partir do afrofuturismo e das suas experiências enquanto artista negro baiano.
Sábado, 5 de julho
“Terrário, pequeno ecossistema”
14h, com 15 vagas
A oficina de terrário dispõe da ideia de cuidar de um ecossistema feito dentro de um recipiente reutilizado, através dele podemos observar como a água daquele ambiente faz seu ciclo, evaporando, condensando e precipitando, desta forma, é possível manter a vida dentro do recipiente.
13 de julho
“Aquarela”
9h, com 15 vagas
A oficina de aquarela irá proporcionar um momento de junção entre experimentações artísticas e desenho científico de elementos da natureza. Os participantes serão convidados a coletarem folhas, flores, galhos e matéria orgânica em geral e perceberem luz, sombra e texturas em aquarela.
19 de julho
“Horta Vertical Sustentável”
14h, com 15 vagas
A oficina de confecção de uma horta vertical suspensa será realizada utilizando materiais naturais como o pericarpo do coco e casca de palmeira. A atividade promove o cultivo de alimentos em pequenos espaços, incentiva a reconexão com a natureza e contribui para a construção de uma horta coletiva no Parque.
Serviço
Quarto ciclo de “Experimentações no Parque”
Local: Parque Cultural Casa do Governador
Endereço: Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Ingressos gratuitos: parqueculturalcasadogovernador.byinti.com

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.