Atualizado em 20/01/2026 – 08:06
O Regionalzinho da Nair, em sua primeira apresentação fora do período carnavalesco, é uma das atrações do Parque Aberto deste domingo (25), agenda quinzenal gratuita do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A programação inclui música boa, brincadeiras para as crianças, ensaio de Carnaval da Unidos de Jucutuquara, além de aula aberta de samba no pé e oficina de teatro. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na recepção do Parque, no dia do evento, ou previamente pela plataforma Inti.
O Regionalzinho da Nair é a versão infantil do Regional da Nair, bloco de destaque do Carnaval do Espírito Santo, que foi criado em 2014 com a missão de levar alegria e cultura para as crianças capixabas. No Parque Aberto, às 11h, o bloco traz música ao vivo com a Fanfarra do Regionalzinho, palhaços, malabaristas e uma programação que combina ludicidade e expressão artística.
Em seguida, ao meio-dia, o renomado mestre de dança Djavan Ferreira conduz uma aula aberta de samba no pé, voltada para iniciantes e interessados em aprimorar o gingado. A atividade apresenta fundamentos básicos da dança, noções de ritmo e movimentos tradicionais do samba, promovendo uma vivência coletiva acessível.
Ainda no clima de Carnaval antecipado, o público poderá acompanhar o ensaio da Unidos de Jucutuquara. Fundada em 1972, a escola coleciona sete títulos no Grupo Especial do Carnaval de Vitória, sendo uma das mais tradicionais agremiações do Espírito Santo. Suas conquistas refletem anos de dedicação, criatividade e paixão da comunidade, que sempre busca inovar e impressionar no Sambão do Povo.
Outras vivências no Parque
Para quem procura atividades educativas, mais cedo, às 10h, a oficina “Corpo em ginga: Teatro Experimental do Oprimido” propõe uma formação prática e reflexiva que aproxima referências do Teatro Experimental do Negro e do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, com foco no desenvolvimento de um corpo crítico, consciente e criativo. A atividade será conduzida pelo educador Valentim Faria e inclui introdução conceitual, exercícios teatrais e de improvisação baseados na corporeidade negra e uma prática final em espaço aberto, com interação direta com o público. A idade mínima para participação é 15 anos.
Às 13h30, as educadoras do Parque conduzem uma visita mediada à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira, que segue em suas últimas semanas de exibição na Galeria Gabinete.
Paralelamente, durante toda a manhã e à tarde, haverá a Feira Curva, que reúne empreendedores artesanais capixabas, e uma praça de alimentação variada com food trucks de comidas e bebidas.
Serviço
Parque Aberto
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Domingo, 25 de janeiro, das 8h às 15h, com última entrada às 14h
- 8h às 15h – Feira Curva
- 8h às 15h – Praça de alimentação
- 10h – Oficina “Corpo em ginga: Teatro Experimental do Oprimido”
- 11h – Cortejo do Regionalzinho da Nair
- 12h – Aula de samba no pé, com Djavan Ferreira
- 13h – Ensaio de Carnaval da Unidos de Jucutuquara
- 13h30 – Visita mediada à exposição Moderna para Sempre, na Galeria Gabinete

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.




