O Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, realiza neste sábado (15) e domingo (16) mais uma edição do Parque Aberto, com programação voltada à valorização da cultura afro. A agenda inclui oficina, aula de yoga, visita mediada à mostra de fotografia modernista, shows de Anastácia, DJ Gegeo, grupo Amesa e Aline Maria, além da Feira Curva e da praça de alimentação.
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na hora do evento, na recepção, ou previamente pela página do Parque Cultural Casa do Governador na plataforma INTI.
Além das apresentações, durante os dois dias de evento, haverá a Feira Curva, que reúne empreendedores artesanais capixabas, como Capixabinha e Oliva, e uma praça de alimentação variada com food trucks de comidas e bebidas, que, desta vez, receberá Marido Prendado, Pfeffer e Churros 5 Estrelas, entre outros estabelecimentos.
No sábado (15), às 13h30, o educador Henrique Nascimento acompanhará a retirada das peças produzidas na oficina “Forno de buraco: experiências em queima de cerâmica”, durante o seminário Barro: da terra à terra, realizado nos dias 23 e 24. Será o momento de revelar os resultados dos trabalhos dos inscritos, marcados pela imprevisibilidade e pela surpresa que o fogo imprime em cada peça. Em seguida, haverá uma roda de conversa aberta ao público, voltada à troca de experiências sobre o processo, as etapas de produção e as técnicas artesanais utilizadas.
Às 14h30, Anastácia se apresenta com voz e violão, trazendo um som que transita entre o samba e o pop. A cantora e compositora capixaba vencedora do Prêmio da Música Capixaba 2025 na categoria Intérprete, se destaca por sua originalidade e parcerias de peso, como Mart’nália, Maíra Freitas e Arlindo Cruz — que compôs a faixa “Não Penso em Mais Nada” especialmente para ela.
Às 15h30, a DJ Gegeo, vencedora do Prêmio da Música Capixaba 2024 na categoria DJ, promete encantar o público com uma união de afrobeat, amapiano (gênero de música sul-africano), funk, UK garage e outros estilos.
A programação do domingo (16) começa com uma aula de Hatha Yoga, com a instrutora Ingrid Gabriela. Às 10h, será realizada uma visita mediada na mostra Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira, em cartaz na Galeria Gabinete. As educadoras do Parque acompanham o público por um percurso que apresenta um recorte da Coleção Itaú Cultural, com 43 obras de 14 artistas ligados ao Foto Cine Clube Bandeirante.
Às 12h30 o grupo Amesa sobe ao palco e embala o público com uma fusão de samba raiz, rock psicodélico e música dos anos 1960, com canções que propõem um sincretismo que destaca a originalidade da música capixaba. A apresentação terá participação especial da cantora Aline Maria, que traz um repertório com ritmos diversos e composições marcantes. Com 15 anos de carreira, Aline foi vocalista das bandas Suindara, Pó de Ser Emoriô e Terra sem Males. Em 2025, iniciou sua carreira solo, lançando o álbum “Bruta Flor”.
Serviço
Parque Aberto
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Sábado, 15 de novembro, 13h às 17h, com última entrada às 16h
- 13h às 17h – Feira Curva
- 13h às 17h – Praça de Alimentação
- 13h30 – Oficina “Forno de buraco: experiências em queima de cerâmica”
- 14h30 – Apresentação de Anastácia
- 15h30 – Apresentação de DJ Gegeo
Domingo, 16 de novembro, 8h às 15h, com última entrada às 14h
- 8h às 15h – Feira Curva
- 8h às 15h – Praça de Alimentação
- 8h30 – Hatha Yoga, com Ingrid Gabriela
- 10h – Visita Mediada na mostra Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira
- 12h30 – Apresentação do grupo Amesa, com participação especial de Aline Maria
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Avisos do Parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
- É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;
- É proibido retirar plantas do parque;
- Não é permitido alimentar os animais;
- Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;
- Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;
- É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
- É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;
- Não é permitido entrar de carro no Parque, não há estacionamento para o público;
- Há um local reservado para fumantes, direcione-se ao local indicado;
- As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





