Atualizado em 16/12/2024 – 11:02
Três homens foram presos em uma operação da Polícia Militar Ambiental que flagrou uma situação de garimpo ilegal na região de Várzea Alegre, zona rural de Santa Teresa, neste sábado (14). Cerca de 16 kg de minérios foram apreendidos e será feita uma perícia para identificação. Os detidos foram conduzidos à sede da Polícia Federal, em Vila Velha, por se tratar de crime contra a União.
A localização foi informada por meio de denúncia anônima. De acordo com policiais que atenderam a ocorrência, a mina em atividade tinha um túnel de aproximadamente 70 metros, em local de difícil acesso em uma região de mata.
“Os militares subiram aproximadamente 800 metros em uma região de mata e chegaram até um gerador de energia a diesel em atividade, porém ninguém foi localizado. No entanto, foi visualizada uma instalação de rede elétrica que percorria a pedra”, relata a ocorrência.
Os indivíduos foram detidos em flagrante na entrada do túnel. Conforme a ocorrência, na mina em atividade havia instalação de rede de iluminação, sistema de ventilação, rede elétrica para ligar o maquinário, equipamentos para extração e perfuração de rochas e nitrato de amônia para detonação das rochas.
Os homens explicaram à polícia que a mina já existia no local e que, há cerca de 20 anos, foi encontrada água marinha – uma pedra preciosa – o que fez despertar o interesse do trio. De acordo com a ocorrência, eles disseram que o dono da propriedade sabia do garimpo e que havia um combinado de que se encontrassem algo de valor, seria dividido entre todos. Entretanto, quando a PMA entrou em contato com o dono das terras, o mesmo disse desconhecer a extração.
Os detidos ainda relataram, de acordo com a ocorrência, que começaram os trabalhos de garimpo no local há três meses e que só atuavam aos finais de semana. Um deles contou que já trabalhou em vários pontos de extração mineral pelo Brasil, inclusive na região amazônica.
Em tese, os detidos infringiram o art 2º da Lei Federal 8.176/91 e art. 55 da Lei Federal 9.605/98, sendo presos em flagrantes e conduzidos – junto com os materiais apreendidos – até a sede da Polícia Federal, em Vila Velha, que conduzirá as investigações.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.