Atualizado em 10/12/2025 – 07:35
O Espírito Santo ganhou a primeira unidade do Senai no Brasil instalada dentro de uma área portuária. Localizado no Armazém 03 do Porto de Vitória, o novo Senai Porto – inaugurado na última semana – tem capacidade para mais de três mil matrículas por ano e oferta inicial de cursos em áreas estratégicas como Economia do Mar, Logística, Portos, Indústria Criativa e Tecnologia da Informação. A expectativa é aproximar a formação profissional das demandas reais das empresas e ampliar oportunidades de qualificação para a população capixaba.
Com 3.886 metros quadrados e 35 ambientes pedagógicos, a unidade reúne laboratórios especializados, espaço maker, biblioteca, salas conectadas à indústria 4.0 e áreas voltadas à inovação. O investimento total foi de R$ 34 milhões em obras, mobiliário e equipamentos de alta tecnologia. Os primeiros cursos começam a partir de fevereiro, com matrículas já abertas no site loja.senaies.com.br.
A Petrobras será a primeira a utilizar o espaço para formações internas, com 58 alunos já matriculados no curso Fundamentos de Operações Logísticas. A Prefeitura de Vitória também firmou cooperação para abrir 11 turmas, totalizando cerca de 330 vagas voltadas para áreas industriais e apoiadas pela cadeia produtiva da Vale.
Para o presidente da Findes, Paulo Baraona, o Senai Porto representa um avanço estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado. Ele destaca que a qualificação profissional é decisiva para atrair investimentos e evitar a perda de oportunidades por falta de mão de obra preparada. “E esse não é o único investimento. Em cinco anos, vamos investir R$ 500 milhões em educação com novas unidades e laboratórios do SESI e do SENAI no Espírito Santo“, destacou.
O diretor regional do Senai ES, Geferson Santos, ressalta que o novo centro foi pensado para atender diretamente às necessidades da cadeia logística e portuária, uma das mais relevantes para a economia capixaba. O portfólio inclui cursos de curta duração, iniciação profissional, formação técnica e trilhas avançadas em TI, cibersegurança, audiovisual, operações portuárias e Economia do Mar.
Cursos oferecidos em 2026
O portfólio do Senai Porto foi estruturado para atender às demandas da indústria e do setor portuário, com cursos gratuitos e pagos que serão abertos ao longo do ano. Entre os cursos de iniciação profissional, a área de Tecnologia da Informação contempla conteúdos introdutórios de redes, bases da TI e transformação digital. Em Logística e Portos, a unidade disponibiliza formações sobre cadeia de suprimentos, setor portuário, logística ferroviária, mobilidade urbana e logística digital. Já em Indústria Criativa, os cursos incluem introdução à produção audiovisual, animação e linguagem sonora.
No portfólio de aperfeiçoamento e curta duração, a área de TI reúne trilhas de cibersegurança, redes, computação em nuvem e Linux. Enquanto em Indústria Criativa, serão ofertadas formações voltadas para dublagem para animação e jogos digitais, incluindo módulos específicos para ferramentas como Unreal (plataforma de desenvolvimento de jogos). Já em Logística e Portos, serão ofertados cursos de conferência de cargas, análise de dados e redes em formato presencial. A área de Economia do Mar oferecerá conteúdos sobre drones, legislação e operação de aeronaves remotamente pilotadas.
A unidade também vai disponibilizar cursos técnicos presenciais nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Portos e Programação de Jogos Digitais, ampliando as oportunidades de qualificação profissional para diferentes perfis e demandas do mercado.
Parcerias de Tecnologia e Inovação
O SENAI Porto também nasce conectado a grandes referências tecnológicas que fortalecem seus laboratórios e trilhas de formação, incluindo a Academia Cisco, a AWS, a Microsoft e a Openport.
Essas instituições ampliam o nível de especialização das ofertas, fornecem ferramentas e metodologias avançadas e possibilitam que os estudantes tenham acesso a tecnologias de ponta em cibersegurança, computação em nuvem, automação industrial, redes e infraestrutura.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





