Atualizado em 19/12/2024 – 16:58
A 2ª edição do Renegocia, um mutirão nacional de negociação de dívidas coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está oficialmente em andamento. A campanha, que acontece exclusivamente pela internet, vai até o dia 17 de janeiro de 2025, pela plataforma consumidor.gov.br.
Os consumidores terão a oportunidade de renegociar dívidas bancárias e não bancárias, como contas de água, energia elétrica e telefonia, operações de crédito, compras parceladas e dívidas protestadas. Contudo, algumas pendências não podem ser incluídas na negociação, como pensão alimentícia, impostos, créditos rurais e imobiliários.
A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, reforçou a importância de analisar cuidadosamente as propostas antes de fechar qualquer acordo. “O consumidor deve observar se a proposta de negociação atende às suas necessidades e se poderá arcar com o compromisso”, alertou.
Como renegociar
O processo de negociação é feito pela plataforma consumidor.gov.br. Para participar, o consumidor deve acessar o portal utilizando sua conta gov.br prata ou ouro, selecionar a empresa com a qual deseja negociar e, no campo “Problema”, escolher a opção “Renegociação/Parcelamento de dívida”.
Na “Descrição da Reclamação”, é necessário informar que deseja participar da ação de renegociação e incluir detalhes da dívida. Em seguida, basta aguardar a proposta da empresa, que pode ser avaliada, comentada ou complementada conforme necessário.
Durante todo o processo, é possível interagir com a empresa, anexar documentos e tirar dúvidas até chegar a um acordo.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.