O Museu Ateliê Homero Massena, localizado na Prainha, em Vila Velha, ampliou seus horários de funcionamento e agora também ficará aberto aos sábados e domingos. Com a mudança, o espaço agora funciona de terça a domingo, das 8h30 às 17h30, oferecendo ao público mais oportunidades para visitas. A entrada continua gratuita.
Antes, o museu funcionava apenas de segunda a sexta. O secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, acredita que os novos horários podem impulsionar o movimento do local. “Já estamos com aumento de até 35% no número de visitantes em relação à média do ano anterior. Nossa expectativa é que, nos períodos de férias e feriados, o público cresça ainda mais e consolide o museu como referência cultural da cidade”, explica.
Instalado na antiga residência do pintor Homero Massena, onde o artista, natural de Barbacena, Minas Gerais, viveu entre 1951 e 1974. Ele escolheu Vila Velha como lar e cenário de grande parte de sua produção artística, retratando paisagens e cenas do cotidiano.
O acervo do museu reúne quadros, objetos pessoais e documentos, contando a história e destacando o impacto do artista na cultura capixaba. O imóvel onde ele é instalado, é uma casa construída da primeira metade do século XX, uma das últimas do período ainda preservadas na cidade, com arquitetura típica de beira de praia das décadas de 1940 e 1950, com fachadas brancas e azuis e detalhes em pedra. O local foi tombado em 1984 pelo Conselho Estadual de Cultura.
Serviço
Museu Atelier Homero Massena
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30
Local: Rua Antônio Ferreira Queiroz, 777, Prainha, Vila Velha
Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.