Atualizado em 21/02/2025 – 10:14
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Vila Velha, ofereceu denúncia contra Fernando Nelson Neves Nascimento pela morte do próprio filho, Bernardo Souza Nascimento, uma criança de seis anos. O homem, que já está preso provisoriamente, foi denunciado por homicídio com quatro qualificadoras e uma causa de aumento: motivo fútil, asfixia, utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, que era menor de quatorze anos e sua descendente.
A informação foi divulgada pelo MPES nesta quinta-feira (20). Agora, o juiz responsável irá analisar se a denúncia cumpre os requisitos legais e se há indícios mínimos para justificar a ação penal. Se aceitar a denúncia, o réu passa a ser acusado formalmente e o processo criminal tem início.
Entenda o caso
O crime aconteceu em 30 de janeiro de 2025, em um apartamento localizado no bairro Jabaeté, em Vila Velha, onde a criança foi encontrada morta. De acordo com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a primeira ocorrência apontava para um possível envenenamento de Bernardo Souza Nascimento.
A equipe de investigação desconfiou do pai depois de descobrir que ele havia fugido em uma motocicleta. A placa do veículo foi identificada pelo cerco eletrônico, passando pelas cidades de Vitória e Serra, o que levantou a suspeita de que ele poderia estar tentando deixar a região. Após buscas, ele foi encontrado no bairro Residencial Jabaeté, em Vila Velha, e foi preso em flagrante.
Na delegacia, o homem confessou o crime e afirmou estar em depressão devido ao fim do relacionamento. Segundo o depoimento dele, ele pegou o filho para um passeio na praia no dia do ocorrido. No retorno para casa, Bernardo teria mencionado que a mãe pretendia se mudar com os três filhos. O relato teria motivado o pai a cometer o crime.
De acordo com a versão do suspeito, ele deu um sedativo misturado ao achocolatado da criança e, depois que Bernardo adormeceu, o matou por esganadura.
O delegado Adriano Fernandes, adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha e responsável pelo caso, comentou sobre a prisão do suspeito:
“Ele confessou o crime. O crime, praticado lá no bairro Jabaeté foi bastante revoltante, praticado pelo pai, que tem o dever legal de cuidar e proteger o filho, e ele terminou matando o próprio filho para se vingar por não aceitar o fim do relacionamento com sua ex-esposa. A gente recebeu essa ocorrência no dia 30, à noite, do suposto envenenamento, e desde então passamos a fazer diligências ininterruptas para tentar localizá-lo.”
O exame cadavérico realizado no dia 31 de janeiro não apontou sinais externos de agressão ou marcas de asfixia, mas revelou grande quantidade de líquido nos pulmões, derrame na cavidade torácica e pequenas hemorragias internas, indícios de hipóxia (falta de oxigenação). A presença de espuma na boca da vítima levantou a hipótese de envenenamento, que ainda aguarda confirmação com exames toxicológicos.
Histórico
A investigação também revelou um histórico de violência psicológica e ameaças contra a ex-companheira do suspeito. Foram registrados três boletins de ocorrência, sendo o mais recente em dezembro de 2024, quando a vítima solicitou medida protetiva após ameaças contra ela e os filhos. Segundo relatos, ele já havia perseguido a ex-companheira e invadido espaços frequentados por ela, como igreja e local de trabalho.
A investigação segue em andamento, aguardando os laudos toxicológicos para confirmação da causa da morte. O homem permanece detido e é investigado pelo crime de homicídio qualificado.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.