Atualizado em 16/08/2025 – 11:35
Na manhã deste sábado (16), moradores de Jardim Camburi realizaram um protesto em frente ao canteiro de obras do mergulhão, no cruzamento da Avenida Dante Michelini com a Rodovia Norte-Sul, em Vitória. O ato contou com faixas, cartazes e carro de som, em críticas ao projeto da prefeitura, que promete alterar de forma significativa o tráfego na região.
De acordo com informações divulgadas pelo movimento Salve Camburi, organizador da mobilização, a obra é considerada uma solução ineficaz e cara para os cofres públicos. Os moradores alegam que o mergulhão não resolverá os problemas de trânsito, além de comprometer a paisagem da Praia de Camburi. Outro ponto de contestação é a retirada de faixas de pedestres e semáforos no local, o que deve dificultar a travessia entre o bairro e a orla.
Como alternativa, o projeto prevê a construção de uma passarela. No entanto, para os manifestantes, a proposta ignora o impacto urbano e social sobre quem vive e circula pela região. “Dizer não ao mergulhão é defender o direito à cidade, à mobilidade inteligente e ao futuro sustentável de Camburi”, afirma a publicação do grupo em redes sociais.
O movimento critica ainda a ausência de diálogo com a comunidade antes da execução do projeto. Para os participantes, existem soluções mais eficazes, menos onerosas e menos caóticas para melhorar o fluxo da Rodovia Norte-Sul sem causar prejuízos à paisagem e à mobilidade local.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.